Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5224
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Ilvanir da Hora | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-26T18:16:00Z | - |
dc.date.available | 2017-09-26T18:16:00Z | - |
dc.date.issued | 2015-08-27 | - |
dc.identifier.citation | Santos, Ilvanir da Hora. O ensino das quatro operações matemáticas para alunos surdos no ensino fundamental : estudo de caso. 2015. 76 f. Dissertação (Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015. | por |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/handle/riufs/5224 | - |
dc.description.abstract | . | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Sergipe | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Matemática | por |
dc.subject | Surdos | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Educação inclusiva | por |
dc.subject | Língua brasileira de sinais | por |
dc.subject | Libras | por |
dc.subject | Aluno surdo | por |
dc.subject | Operações matemáticas | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Deaf student | eng |
dc.subject | Mathematical operations | eng |
dc.title | O ensino das quatro operações matemáticas para alunos surdos no ensino fundamental : estudo de caso | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1150357495637091 | por |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Verônica dos Reis Mariano | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo principal analisar o ensino das quatro operações matemáticas para alunos surdos nas séries iniciais. Instaurou-se uma discussão sobre o ensino de matemática para essa minoria lingüística com as contribuições de alguns estudiosos como NOGUEIRA (2013), MANTOAN (2004), FÁVERO E PIMENTA (2006), SOUZA (2008), entre outros, que enfatizam a temática abordada. A pesquisa foi realizada em uma Escola Estadual, no município de Aracaju, referência no estado de Sergipe em assistência a pessoas surdas e por apresentar maior incidência de matrículas de alunos com deficiência auditiva. Os principais resultados apontam para a necessidade de o professor utilizar uma metodologia que atenda às especificidades do aluno surdo. Observou-se também que a inclusão do aluno surdo, usuário da Língua Brasileira de Sinais, em escolas regulares favorece seu desenvolvimento no processo social, contribuindo para melhor convivência com outras pessoas e na aprendizagem da matemática. O ensino das quatro operações matemáticas para alunos surdos é uma temática ainda pouco investigada pelos profissionais da área. Assim, são necessárias mais pesquisas a respeito desse tema para enriquecer e aprofundar as práticas pedagógicas para a disciplina da Matemática. | por |
dc.publisher.program | Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFS | por |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ILVANIR_HORA_SANTOS.pdf | 13,8 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.