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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSantos, Ilvanir da Hora-
dc.date.accessioned2017-09-26T18:16:00Z-
dc.date.available2017-09-26T18:16:00Z-
dc.date.issued2015-08-27-
dc.identifier.citationSantos, Ilvanir da Hora. O ensino das quatro operações matemáticas para alunos surdos no ensino fundamental : estudo de caso. 2015. 76 f. Dissertação (Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/5224-
dc.description.abstract.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectSurdospor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectLíngua brasileira de sinaispor
dc.subjectLibraspor
dc.subjectAluno surdopor
dc.subjectOperações matemáticaspor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectDeaf studenteng
dc.subjectMathematical operationseng
dc.titleO ensino das quatro operações matemáticas para alunos surdos no ensino fundamental : estudo de casopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1150357495637091por
dc.contributor.advisor1Souza, Verônica dos Reis Mariano-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo principal analisar o ensino das quatro operações matemáticas para alunos surdos nas séries iniciais. Instaurou-se uma discussão sobre o ensino de matemática para essa minoria lingüística com as contribuições de alguns estudiosos como NOGUEIRA (2013), MANTOAN (2004), FÁVERO E PIMENTA (2006), SOUZA (2008), entre outros, que enfatizam a temática abordada. A pesquisa foi realizada em uma Escola Estadual, no município de Aracaju, referência no estado de Sergipe em assistência a pessoas surdas e por apresentar maior incidência de matrículas de alunos com deficiência auditiva. Os principais resultados apontam para a necessidade de o professor utilizar uma metodologia que atenda às especificidades do aluno surdo. Observou-se também que a inclusão do aluno surdo, usuário da Língua Brasileira de Sinais, em escolas regulares favorece seu desenvolvimento no processo social, contribuindo para melhor convivência com outras pessoas e na aprendizagem da matemática. O ensino das quatro operações matemáticas para alunos surdos é uma temática ainda pouco investigada pelos profissionais da área. Assim, são necessárias mais pesquisas a respeito desse tema para enriquecer e aprofundar as práticas pedagógicas para a disciplina da Matemática.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Aparece en las colecciones: Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

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