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Document Type: Dissertação
Title: Multiletramentos, diversidade e inclusão no livro didático de língua inglesa Links
Authors: Raposo, Fernanda Gurgel
Issue Date: 28-Mar-2014
Advisor: Zacchi, Vanderlei José
Resumo : Este presente trabalho teve por objetivo desenvolver uma análise do material didático utilizado na escola pública a partir dos postulados e requisitos trazidos pela legislação que rege a educação no Brasil, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, dos documentos oficiais emitidos pelo Ministério da Educação, que objetivaram nortear a prática do ensino de língua estrangeira na escola, bem como de estudos de teóricos da educação, a fim de verificar a adequação do material didático a esses documentos em relação aos temas dos multiletramentos, da diversidade e da inclusão. Para tal, selecionamos a coleção Links, publicado em 2011. Essa análise se justifica uma vez que um dos documentos emitidos pelo Ministério da Educação, e que trata especificamente do material didático, o Programa Nacional do Livro Didático, PNLD, através do Guia do Livro Didático, traz tais temas como de abordagem obrigatória pelo livro de língua estrangeira, como condição para que seja componente do rol de livros disponíveis para livre seleção do professor da escola pública. A metodologia utilizada foi a de estudo bibliográfico e documental que compreendeu teóricos da área dos três temas, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e os documentos oficiais emitidos pelo Ministério da Educação, tais como Parâmetros Curriculares Nacionais, de 1998, Orientações Curriculares para o Ensino Médio, de 2006, e Programa Nacional do Livro Didático de 2011.
Abstract: This present study aimed to develop an analysis of the teaching materials used in public school from the postulates and requirements brought by the legislation about education in Brazil , by Law of Guidelines and Bases of Education , by the official documents issued by the Ministry of Education, which aimed to guide the practice of foreign language teaching at school, as well as by the theoretical studies of education in order to verify the adequacy of teaching materials to those documents considering the studies of multiliteracies , diversity and inclusion. To achieve this, we selected the Links collection, published in 2011. This analysis is justified because one of the documents issued by the Ministry of Education, which deals specifically with the teaching materials, the National Textbook Program, PNLD, through the Textbook Guide, brings such issues as mandatory approach for the foreign language book as a condition for the inclusion of it in the list of books available for free selection of public school teacher. The methodology used was the study of literature and documents which comprised theoretical of the three themes, the Law of Guidelines and Bases of Education and the official documents issued by the Ministry of Education, such as National Curriculum Parameters, from 1998, Curriculum Guidelines for High School, from 2006, and the National Textbook Program, from 2011.
Keywords: Língua inglesa (estudo e ensino)
Análise de livros didáticos
Letramento
Livro didático
Multiletramentos
Diversidade
Inclusão
Ensino de língua inglesa
Textbook
Multiliteracies
Diversity
Inclusion
English language teaching
Subject CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Language: por
Country: Brasil
Publisher / Institution : Universidade Federal de Sergipe
Institution: UFS
Program Affiliation: Pós-Graduação em Letras
Citation: RAPOSO, Fernanda Gurgel. Multiletramentos, diversidade e inclusão no livro didático de língua inglesa Links. 2014. 117 f. Dissertação (Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2014.
Rights: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5702
Appears in Collections:Mestrado em Letras

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