Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5713
Tipo de Documento: Dissertação
Título: O duplo no romance O homem disfarçado, de Fernando Namora
Autor(es): Almeida, José Costa
Data do documento: 30-Ago-2016
Orientador: Fávero, Afonso Henrique
Resumo: Esta dissertação aborda a temática do duplo na obra O homem disfarçado (1957), de Fernando Namora. No caso em questão, o duplo não se manifesta de maneira óbvia na superfície do discurso narrativo. Selecionaram-se referências e passagens textuais que constituem um conjunto mais ou menos coerente semanticamente e que caracterizaria uma isotopia. O trabalho orientou-se por estudos relacionados à temática do duplo, mas também utilizou as contribuições da teoria da alienação e da psicanálise, com vistas à especificidade que esse tema adquire na obra em questão. Ressaltou-se que, além da possibilidade de se analisar O homem disfarçado a partir da ótica do duplo, o trajeto do protagonista João Eduardo o conduz à reabilitação e à reconquista de sua identidade unificada. Defende-se que a morte de seu duplo, o personagem Jaime, não será fator impeditivo dessa libertação.
Abstract: Esta disertación abordo la temática del doble en la obra O homem disfarçado (1957), de Fernando Namora. En el caso en questión, el doble no se manifesta de manera obvia, en la superfície del discurso narrativo. Tuvimos que selecionar referencias y pasajes textuales que constituyen un conjunto más o menos coerente, semanticamente y que caracteriza una isotopía. Orientándonos por estúdios relacionados con la temática del doble que, en su mayoria, apuntan a los aspectos fantásticos, extrãnos y tradicionales, aunque también utilizando las contribuiciones de la teoria de la alienación y del próprio psicanálisis, mostramos la especificidade que este tema adquiere en la obra en cuestión. Destacamos que, además de la possibilidad de analizar O homem disfarçado, a partir de la óptica del doble, el trayecto del protagonista João Eduardo conduce a la rehbilitación y conquista de su identidade unificada. Defendemos que la muerte de su doble, el personaje Jaime, será fator determinante para que eso acontezca.
Palavras-chave: Literatura portuguesa
Análise do discurso narrativo
Análise do discurso literário
Duplos na literatura
Alienação
Doble
Alienación
Fernando Namora
O homem disfarçado (romance)
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição/Editora: Universidade Federal de Sergipe
Sigla da Instituição: UFS
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Letras
Citação: ALMEIDA, José Costa. O duplo no romance O homem disfarçado, de Fernando Namora. 2016. 68 f. Dissertação (Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5713
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSE_COSTA_ALMEIDA.pdf821,57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.