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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5748
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Avaliação de políticas públicas para alfabetização: formação do professor alfabetizador, concepção e aplicação da Provinha Brasil |
Autor(es): | Rosário, Mônica Maria Soares |
Data do documento: | 30-Set-2012 |
Orientador: | Freitag, Raquel Meister Ko. |
Resumo: | Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) sistemas de avaliação de larga escala, através dos quais o governo brasileiro avalia a educação escolar e do Programa para Avaliação Internacional de estudantes (PISA) sistema internacional de mesmo intuito demonstram que a escola não vem desempenhando sua função de formar leitores competentes, nem tem cultivado a rotina regular de leitura entre os jovens. Quais seriam as causas desse fracasso? Talvez a resposta esteja na alfabetização infantil. Nesta linha, o Governo Federal passou a aplicar a Provinha Brasil instrumento de diagnóstico do nível de alfabetização nos 2º anos das escolas públicas brasileiras, desde 2008; tal exame, em longo prazo, poderá melhorar o desempenho em leitura dos brasileiros. Esta dissertação tem o objetivo de averiguar se a formação do professor alfabetizador e o conhecimento prévio do documento levam o aluno a atingir o sucesso na Provinha Brasil. Para tanto, acompanhamos duas aplicações da Provinha Brasil, realizadas numa escola da rede municipal de Aracaju, no ano de 2010, para verificarmos se o professor segue as orientações contidas no Caderno do Professor/Aplicador e qual o perfil de formação desse profissional. Na etapa bibliográfica, apuramos as concepções linguísticas que norteiam a Provinha Brasil, para comparar com os conteúdos apresentados nas ementas e programas de disciplinas dos cursos de Pedagogia do estado (instituições formadoras dos professores alfabetizadores). Constatamos que esses cursos têm uma grade curricular não convergente com as teorias que orientam a Provinha Brasil. Tal discrepância pode influenciar na aplicação do teste e, mais importante, na orientação dos resultados obtidos. Outro fator identificado na análise da aplicação foi a falta de uma leitura prévia do material por parte do professor alfabetizador, visto que muitas instruções não são seguidas pelo docente ou transmitidas por ele aos alunos, comprometendo a verossimilhança da coleta dos resultados. E, nas entrevistas realizadas com os professores, constatamos o receio destes profissionais de terem sua prática docente na condição de alfabetizadores avaliada em função dos resultados destes testes. Resultadosestes que sugerem remodelamento da estrutura educacional, com orientações para a readequação curricular dos cursos de formação de professores alfabetizadores e com a realização de treinamentos para os professores aplicadores do teste. |
Palavras-chave: | Educação Alfabetização Políticas públicas Formação de professores História da educação Provinha Brasil Habilidade de Leitura Alfabetização Letramento Curso de Pedagogia |
área CNPQ: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Letras |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/5748 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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