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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5758
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Argumentação e formação de leitores : o estatuto do ato de fala no livro didático do ensino médio |
Autor(es): | Barros, Nívea da Silva |
Data do documento: | 27-Set-2013 |
Orientador: | Silva, Leilane Ramos da |
Resumo: | A concepção de linguagem como processo de interação atua como principal norteadora do atual ensino de língua portuguesa. Dentro dos estudos linguísticos, é conhecida como interacionista a perspectiva que defende a ideia de linguagem como, simultaneamente, produto e processo, constituídos na relação entre interlocutores inseridos num contexto comunicativo e social. Várias teorias linguísticas compõem essa perspectiva, dentre as quais destacamos a Pragmática como base teórica deste estudo. Em suas origens, a Pragmática foi definida como um nível de análise, um componente da relação triádica do signo linguístico, conforme a teoria peirceana. Levinson (2007), por sua vez, traz à luz a visão da Pragmática como uma perspectiva, em que o foco de análise é a relação entre intenção (locutor), contexto e compreensão (interlocutor). A Pragmática representa uma contribuição fundamental para práticas docentes eficazes, que desenvolvam nos alunos a competência para produzir discursos adequados às diversas situações de enunciação e para lidar com a complexa variedade de aspectos envolvidos. Diante da importância dessa perspectiva para o ensino de língua, os livros didáticos passaram a incorporar a exploração dos aspectos dessa ordem em seus conteúdos, mas a representatividade dessa abordagem nas coleções didáticas ainda é pouco expressiva. No âmbito dessa problemática, propomos analisar a formação do leitor no livro didático do Ensino Médio, com o objetivo geral de investigar a leitura de gêneros argumentativos à luz da abordagem dos atos de fala. Abordaremos os aspectos dessa questão sob a orientação da perspectiva sociointerativa da cognição, assim como definida por Marcuschi (2008). Nesse viés, corroboramos as ideias de Kleiman (2011) ao entendermos a leitura como processo de produção de sentidos e construção do conhecimento mediado pelo contexto sociocultural. Para o cumprimento do nosso objetivo, selecionamos como corpus os três livros da coleção didática do Ensino Médio Português Linguagens, dos autores William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães. Essa coleção foi uma das onze indicadas pelo Guia do Programa Nacional do Livro Didático 2012 (Ensino Médio) e foi a opção mais escolhida nas escolas da rede pública de Aracaju. Nosso foco são os gêneros argumentativos da modalidade escrita, tendo em vista a classificação de Dolz & Sheneuwly (2004). Os gêneros argumentativos que compõem o corpus são: artigo de opinião, resenha crítica, editorial, carta de leitor e carta de reclamação/solicitação. Dessa forma, espera-se que este estudo contribua para o aprimoramento do ensino de leitura considerando-se a perspectiva pragmática da linguagem. |
Palavras-chave: | Atos de fala (Linguística) Leitura - Estudo e ensino Lógica Leitura Ensino médio Livro didático Argumentação Ensino de leitura Pragmática Logic Reading Speech acts (Linguistics) |
área CNPQ: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Letras |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/5758 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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