Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6408
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título : | Detecção e análise de movimentos do cotidiano via interface Arduino |
Otros títulos : | Detection and analysis of daily movements via Arduino interface |
Autor : | Aquino, Raphael de Jesus Lisboa |
Fecha de publicación : | 28-jul-2016 |
Director(a): | Macêdo, Marcelo Andrade |
Resumen: | É perceptível a distância existente entre tecnologias produzidas pela ciência e o ensino de física na educação básica. A plataforma Arduino de programação física tem grande potencial para aplicações didáticas, artísticas e comerciais, constituindo uma boa ferramenta de inclusão tecnológica, conhecimentos técnicos e revisão metodológica no ensino médio. O uso de equipamentos laboratoriais no ensino de ciência é meta frequente entre educadores. O presente trabalho ensina professores a montar um equipamento de aquisição de dados para alguns movimentos cotidianos ainda que rápidos, tais como quedas livre, ou movimentos veiculares ou pendulares. Em relação a outras alternativas, este equipamento é vantajoso em quesitos como portabilidade, custo e adaptabilidade a outros projetos didáticos. A aplicação da proposta em uma turma de instrumentação para o ensino de física e em duas turmas do 1º ano do ensino médio demonstrou aproximar Física e tecnologia, fomentar interesse em programação física e melhorar a contextualização da cinemática com outros ramos da atividade humana aumentando as chances de uma aprendizagem significativa. |
Resumen : | The gap between technologies produced by science and physics basic education is noticeable. The physical programming Arduino platform has great potential for educational, artistic and commercial applications to perform as good technological inclusion tool, technical expertise and methodological review in high school. The use of laboratory equipment in the science teaching is common goal among educators. This work guides teachers to assemble sophisticated equipment in order data acquisition some daily movements, such as free falls or vehicular movements. In comparision with other alternatives, this equipment is advantageous, with technical features such as high portability, low cost and good adaptability. The implementation of the proposal in an instrumentation class for physical education and two high school year 1 of the groups demonstrated a connection between physics and technology, foster interest in physics programming and improve the contextualization of kinematics with other branches of activity human increasing the chances of a meaningful learning. |
Palabras clave : | Física Ensino de física Arduino Cinemática Física -- Programação Tecnologia educacional Laboratórios de física Sensores Programação física Thematic teaching Kinematics Sensors Physical programming |
Área CNPQ: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Idioma : | por |
PaÍs: | Brasil |
Institución / Editorial : | Universidade Federal de Sergipe |
Institución: | UFS |
Programa de Posgrado: | Pós-Graduação em Física |
Citación : | AQUINO, Raphael de Jesus Lisboa. Detecção e análise de movimentos do cotidiano via interface Arduino. 2016. 94 f. Dissertação (Pós-Graduação em Física) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2016. |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI : | https://ri.ufs.br/handle/riufs/6408 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Ensino de Física |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
RAPHAEL_JESUS_LISBOA_AQUINO.pdf | 2,21 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.