Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6424
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Maria Denise Oliveira da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-09-27T19:44:24Z | - |
dc.date.available | 2017-09-27T19:44:24Z | - |
dc.date.issued | 2015-07-29 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Maria Denise Oliveira da. Blog, reescrita e referenciação : idas e vindas na construção dos sentidos. 2015. 128 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015. | por |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/handle/riufs/6424 | - |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Sergipe | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Blog | por |
dc.subject | Escrita processual | por |
dc.subject | Reescrita | por |
dc.subject | Referenciação | por |
dc.subject | Ensino fundamental | por |
dc.subject | Procedural writing | eng |
dc.subject | Rewriting | eng |
dc.subject | Referencing | eng |
dc.title | Blog, reescrita e referenciação : idas e vindas na construção dos sentidos | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3564716436997381 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9312894546644102 | por |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Geralda de Oliveira Santos | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta reflexões e sugestões sobre o ensino da escrita a partir de uma experiência desenvolvida na rede pública estadual de Sergipe. Para tanto, aplicou-se uma proposta de intervenção, durante a qual os alunos criaram um blog de fanfictions onde divulgaram e compartilharam seus escritos. O objetivo deste experimento é contribuir com a ampliação da competência escrita dos alunos a partir das atividades de reescrita e da exploração de algumas estratégias de referenciação presentes nos textos produzidos, além de promover a circularidade e o compartilhamento desses escritos no blog. Para a criação do blog, partiu-se das perspectivas do multiletramento, que envolvem a multiplicidade cultural e semiótica da sociedade. As reflexões sobre a língua partiram das teorias dos gêneros do discurso e da escrita como processo, culminando com os estudos sobre a reescrita e a avaliação. O corpus de análise constituiu-se de cinco produções coletivas elaboradas pelos alunos durante as aulas. Os resultados desta análise apontam para a melhoria da escrita dos alunos, decorrente das atividades de reescrita e da exploração de algumas estratégias de referenciação. Constatou-se, ainda, uma participação mais efetiva dos sujeitos em consequência do uso do blog como ambiente de trocas dialógicas e compartilhamento. Desta experiência, resultou como produto um caderno pedagógico, contendo orientações que podem ser ressignificadas em outras realidades educacionais. | por |
dc.publisher.program | Pós-Graduação Profissional em Letras | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFS | por |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIA_DENISE_OLIVEIRA_SILVA.pdf | 12,61 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.