Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6424
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Maria Denise Oliveira dapt_BR
dc.date.accessioned2017-09-27T19:44:24Z-
dc.date.available2017-09-27T19:44:24Z-
dc.date.issued2015-07-29-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Denise Oliveira da. Blog, reescrita e referenciação : idas e vindas na construção dos sentidos. 2015. 128 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/6424-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBlogpor
dc.subjectEscrita processualpor
dc.subjectReescritapor
dc.subjectReferenciaçãopor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectProcedural writingeng
dc.subjectRewritingeng
dc.subjectReferencingeng
dc.titleBlog, reescrita e referenciação : idas e vindas na construção dos sentidospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3564716436997381por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9312894546644102por
dc.contributor.advisor1Lima, Geralda de Oliveira Santospt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta reflexões e sugestões sobre o ensino da escrita a partir de uma experiência desenvolvida na rede pública estadual de Sergipe. Para tanto, aplicou-se uma proposta de intervenção, durante a qual os alunos criaram um blog de fanfictions onde divulgaram e compartilharam seus escritos. O objetivo deste experimento é contribuir com a ampliação da competência escrita dos alunos a partir das atividades de reescrita e da exploração de algumas estratégias de referenciação presentes nos textos produzidos, além de promover a circularidade e o compartilhamento desses escritos no blog. Para a criação do blog, partiu-se das perspectivas do multiletramento, que envolvem a multiplicidade cultural e semiótica da sociedade. As reflexões sobre a língua partiram das teorias dos gêneros do discurso e da escrita como processo, culminando com os estudos sobre a reescrita e a avaliação. O corpus de análise constituiu-se de cinco produções coletivas elaboradas pelos alunos durante as aulas. Os resultados desta análise apontam para a melhoria da escrita dos alunos, decorrente das atividades de reescrita e da exploração de algumas estratégias de referenciação. Constatou-se, ainda, uma participação mais efetiva dos sujeitos em consequência do uso do blog como ambiente de trocas dialógicas e compartilhamento. Desta experiência, resultou como produto um caderno pedagógico, contendo orientações que podem ser ressignificadas em outras realidades educacionais.por
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA_DENISE_OLIVEIRA_SILVA.pdf12,61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.