Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6439
Tipo de Documento: Dissertação
Título: A contação de histórias no processo de aprendizagem da leitura
Título(s) alternativo(s): Storytelling in the process of learning to read
Autor(es): Carmo, Dalva Rejane do
Data do documento: 5-Dez-2016
Orientador: Almeida, Laura Camila Braz de
Resumo: O ser humano distingue-se dos outros animais pela capacidade de raciocinar e consequentemente de traduzir esse raciocínio através da palavra, seja ela falada ou escrita. A escrita, na nossa sociedade, tem um grande valor e sobrepuja a oralidade (MARCUSCHI (2008). Isso pode ser um grande equívoco, porque tanto uma quanto a outra são duas maneiras de as pessoas organizarem seus discursos e praticarem suas interações cotidianas. A fala e a escrita são duas práticas discursivas, e a escola deve preparar o aluno para entendê-las e utilizá-las em momentos e contextos variados e adequados. Sendo assim, este projeto propôs- se a apresentar um romance clássico, escrito no século XIX, a alunos do 6º ano da Escola Estadual 17 de março, através do processo de contação de histórias. Por que trabalhar um clássico no ensino fundamental? Sempre acreditamos que esperar até que o aluno chegasse ao ensino médio nas aulas de literatura para apresentar-lhes e impor a leitura de cânones da literatura seria fazer com que o estudante passasse a ter aversão a esse tipo de leitura. O objetivo do projeto é que, através da contação de histórias, o aluno tenha acesso a textos clássicos, e isso venha a despertar sua curiosidade para a leitura de uma maneira geral. O hábito de leitura amplia o poder de concentração do aluno. A base teórica para efetivação da pesquisa foram: KOCH (2015), KLEIMAN (2001), SOLÉ (2009), LAJOLO (2001) e MARCUSCHI (2008). Todo o processo foi registrado em caderno pedagógico no qual foi aplicada uma sequência didática e que servirá de subsídio para futuras intervenções. É nosso desejo que essa experiência seja multiplicada e que a formação de leitores seja a prática norteadora das aulas de Língua Portuguesa em qualquer período da vida escolar.
Abstract: The human being differs from other animals because they are able to think rationally and transform their thoughts in oral or written communication. For our society, writing is a valuable tool that usually surpasses speaking. However, Marcuschi (2008) states that it might be a huge misconception, because either speaking or writing are the ways that people have to organize their speech and to daily interact. Considering that both oral and written communication are discursive practices, schools should prepare their students to understand and apply those types of communication on a variety of situations and appropriate context. This study proposed to present a classic literature, written in XIX, to students from 6 th elementary teaching years of the state school “ Escola Estadual 17 de março”, through the method of strorytelling. Why should we read a classic book to students at elementary school? I always believed that wait until students reach high school to present a literary canon as an obligation would be just a way to make them hate this kind of literature. The purpose of this project is that, through the method of storytelling, the students have access to classic literature and that this lead to arouse their curiosity about reading in general. The Reading habit can expands the student’s power of concentration. Theoretical basis to effect the research were: KOCH (2015), KLEIMAN (2001), SOLÉ (2009), LAJOLO (2001), MARCUSCHI (2008). The whole process was registered in a pedagogical notebook on which was applied a didactic sequence that will serve as an input to future interventions. It is our wish that this experience can be multiplied and the formation of readers be the guiding practice of Portuguese classes in any period of scholar life.
Palavras-chave: Leitura
Arte de contar histórias
Literatura
Leitores
Contação
Formação de leitores
Reading
Storytelling
Literature
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição/Editora: Universidade Federal de Sergipe
Sigla da Instituição: UFS
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Letras
Citação: CARMO, Dalva Rejane do. A contação de histórias no processo de aprendizagem da leitura. 2016. 72 f. Dissertação (Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/6439
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DALVA_REJANE_CARMO.pdf1,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.