Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6443
Tipo de Documento: Dissertação
Título : A poesia do sertão : um desejo de articulação de saberes
Autor : Souza, José Augusto de
Fecha de publicación : 1-dic-2016
Director(a): Ramalho, Christina Bielinski
Resumen: Este trabalho traz uma proposta de investigação e aprimoramento das práticas de leitura, produção textual e formação do leitor, sob as perspectivas da contextualização, pertinência do texto literário no âmbito escolar, intertextualidade, relevância comunicativa e prática social. Ele foi desenvolvido à luz da proposta de Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar concernente à formação do leitor, bem como a partir do que formulou Rildo Cosson em relação ao letramento literário. Propõe-se aqui uma prática didática de leitura e produção a partir da poesia, com a apresentação de oito textos poemas com temática sertaneja, com a finalidade de, destacando a própria realidade discente, proporcionar aos alunos do Ensino Fundamental Maior (6º ano) o entendimento de literatura e sua função social. A metodologia adotada oferece atividades que visam à formação da leitura proficiente e à apropriação da escrita, a partir do modelo de sequência básica do letramento, aliado ao método recepcional e à utilização de recursos tecnológicos, de que é exemplo o WhatsApp. Intenciona, enfim, a partir do enfoque à temática do sertão, levar para a sala de aula a realidade do discente, de modo criativo, prazeroso, dinâmico.
Resumen : This work presents a proposal for research and improvement of the practices of reading, textual production and reader formation, under the perspectives of contextualization, pertinence of the literary text in the school context, intertextuality, communicative relevance and social practice. It was developed based on the proposal of Maria da Gloria Bordini and Vera Teixeira de Aguiar concerning the formation of the reader, as well as from what formulated RildoCosson in relation to literary literacy. It is proposed here a didactic practice of reading and production from poetry, with the presentation of eight poems with “sertaneja” theme, and highlighting the student reality itself, provide for students of Elementary School (6th grade) the understanding of literature and its social function. The methodology adopted offers activities that aim at the formation of proficient reading and the appropriation of writing, based on the basic sequence of literacy, combined with the receptive method and the use of technological resources, for exampleWhatsApp. Finally, it intends to take the reality of the student into the classroom in a creative, pleasant, dynamic way, from the focus on the theme of “sertão”.
Palabras clave : Formação do leitor
Leitura
Letramento literário
Prática social
Whatsapp
Leitores
Redes sociais
Formation of the reader
Reading
Literary literacy
Social practice
Área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Patrocinio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma : por
PaÍs: Brasil
Institución / Editorial : Universidade Federal de Sergipe
Institución: UFS
Programa de Posgrado: Pós-Graduação Profissional em Letras
Citación : SOUZA, José Augusto de. A poesia do sertão : um desejo de articulação de saberes. 2016. 82 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2016 .
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://ri.ufs.br/handle/riufs/6443
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Letras

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JOSÉ_AUGUSTO_SOUZA.pdf3,6 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.