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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6445
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | A lágrima de um caeté, de Nísia Floresta, como corpus sensível e possível para o 9º ano |
Autor(es): | Pereira, Waldemar Valença |
Data do documento: | 5-Ago-2015 |
Orientador: | Ramalho, Christina Bielinski |
Resumo: | Após conhecermos a produção literária da escritora brasileira Dionísia Gonçalves Pinto (1810 – 1885), mais conhecida como Nísia Floresta, que, além de vários livros publicados, escreveu, também, um poema épico indianista e indigenista, em pleno século XIX, intitulado A lágrima de um Caeté (1849), sentimo-nos inclinados a produzir uma pesquisa científica, de cunho profissional, para fortalecer o ensino de Língua Portuguesa, através do texto literário. Sendo assim, resolvemos desenvolver estudos sobre “A lágrima de um Caeté, de Nísia Floresta, como um corpus sensível e possível para o 9o ano”, resultado do desejo de mediar momentos de estímulo à leitura do texto poético, no Ensino Fundamental, entre jovens de 13 a 17 anos de idade. Para que a nossa ação pedagógica funcionasse de um modo crítico, fundamentamo-nos em pesquisas de Anazildo Vasconcelos da Silva, sobre a semiotização literária do discurso, posteriormente desenvolvidas, também, por Christina Ramalho, e em estudos de historiografia literária de Adauto da Câmara e, também, de Constância Lima Duarte. Outros(as) intelectuais, como Tzvetan Todorov, Umberto Eco e Roland Barthes, somados a Sílvio Romero, Marisa Lajolo, Regina Zilberman e Antônio Cândido, entre outros(as), auxiliaram-nos nessa pesquisa. Nosso projeto pedagógico e literário, intitulado “Poesia ilustrada 2015”, proporcionou momentos de mediação, com a juventude, dotando-a de habilidades e competências linguísticas, para uma possível aprendizagem sobre “heroísmo épico”. Promovemos, assim, uma produção de ilustrações, tanto de estrofes quanto de episódios do poema, e publicamos duas versões ilustradas de A lágrima de um Caeté: uma digital, disponível em nosso site, na internet, e a outra, impressa, para compor o acervo da nossa biblioteca escolar. A fim de reforçarmos nossas práticas didáticas de estímulo à leitura, aplicamos outra atividade lúdica: “Pode perguntar”. Com isso, visamos colaborar para a criticidade dos debates escolares, principalmente no que tange a questões de igualdade de direitos e de convívio pacífico entre diversas etnias culturais. |
Abstract: | In Brazil and Europe, after knowing the production of literary works, of Dionysia Gonçalves Pinto (1810-1885), better known as Nísia Floresta, which along with various books published, also wrote a epic poem indianista and indigenous, in the nineteenth century, entitled A lágrima de um Caeté (1849). We decided to produce a scientific research, professional perspective, to make better education and learning in Portuguese Language, with one literary text. So we decided to develop studies A lágrima de um Caeté of Nisia Floresta as one sensitive and possible corpus for a education or as way to mediate literary text reading times among young people 13-17 years old. Then our pedagogical action ran a critical way, we base ourselves in scientific research of Anazildo Vasconcelos da Silva and him theory known as Literary Semiotization of Discourse, later developed also by the writer Christina Ramalho, and literary historiography studies of Constance Lima Duarte. Other intellectuals like Tzvetan Todorov, Umberto Eco and Roland Barthes, added to Romero, Marisa Lajolo, Regina Zilberman and Antonio Candido, among others. Our pedagogical and literary project entitled "Poetry ilustrations 2015" to show for classroom that learn about skills and competencies for identify the "epic heroism" in epic poems. We promote a production illustrations, created from stanzas or episodes in A lágrima de um Caeté. We published and illustrated two versions of A lágrima de um Caeté: one e-book, available on our website on the Internet; otherwise it was a printed book for to restore the collections in school library. Therefore, to strengthen our teaching practices to encourage reading, we perform one ludic game: "Ask and you will know". Then, we aim to contribute to a critical review on school debates, especially of equal rights issues, related to culture and your ethnics problems in Brazil. |
Palavras-chave: | Ensino fundamental Literatura brasileira Nísia Floresta Poesia épica Heroísmo épico Língua portuguesa (Estudo e ensino ) Leitura Education for young Brazilian literature Epic poem Epic heroism |
área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição/Editora: | Universidade Federal de Sergipe |
Sigla da Instituição: | UFS |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
Citação: | PEREIRA, Waldemar Valença. A lágrima de um caeté, de Nísia Floresta, como corpus sensível e possível para o 9º ano. 2015. 154 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2015 . |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/6445 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Letras |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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