Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6448
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | A poesia mediando o letramento literário |
Autor(es): | Menezes, Rosivânia de Souza |
Data do documento: | 28-Mai-2015 |
Orientador: | Ramalho, Christina Bielinski |
Resumo: | Este trabalho objetiva apresentar algumas considerações teóricas e práticas a respeito da importância do gênero lírico para o desenvolvimento e a ampliação dos processos de letramento dos alunos do ensino fundamental, especialmente o letramento literário. Tanto o poema, com os seus elementos estruturais, quanto várias outras manifestações literárias podem ser instrumentos de expansão dos discursos linguísticos do aluno, porém, em sala de aula, na maioria das vezes, esses textos são empobrecidos frente a abordagens utilitárias e pouco significativas. Serviram de embasamento teórico para as nossas considerações os textos de Cosson (2011), Dalvi (2013), D‘Onofrio (2007), Cândido (2006), Zinani e Santos (2004) e Nunes(2009). O trabalho também mostrará os resultados do teste de sondagem, aplicado em rede pública de ensino, cuja montagem e objetivos serão detalhados. Os resultados serviram de norteamento para a proposição de um instrumento metodológico a partir do estudo de poemas metalinguísticos realizado na turma do 9º ano B do Colégio Estadual Sílvio Romero, localizado na cidade de Lagarto, durante os meses de janeiro e abril de 2015. Tal proposta, detalhada através de relato, teve como base o estudo analítico das categorias líricas defendidas por estudiosos citados acima. |
Abstract: | This work presents some theoretical and practical considerations about the importance of the lyric genre for the development and expansion of literacy processes of elementary school students, especially the literary literacy. Both the poem, with its structural elements, as several other literary events can be instruments of expansion of linguistic discourse of the student, however, in the classroom, in most cases, these texts are impoverished front of utilitarian and minor approaches significant. Provided the theoretical basis for our consideration the Cosson texts (2011), Dalvi (2013), D'Onofrio (2007), Candide (2006), Zinani and Santos (2004) and Nunes (2009). The work also shows the results of the probe test, applied in public schools, whose assembly and objectives will be detailed. The results served as guidement to propose a methodological tool from the study metalinguistic poems performed in the 9th grade class B of State College Romero, located in Lagarto, during the months of January and April 2015. This proposal , through detailed report, it was based on the analytical study of the lyrical categories advocated by scholars mentioned above. |
Palavras-chave: | Letramento Gênero lírico Ensino fundamental Metodologias de ensino Poesia Literacy Lyrical genre Elementary school Teaching methodologies |
área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição/Editora: | Universidade Federal de Sergipe |
Sigla da Instituição: | UFS |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
Citação: | MENEZES , Rosivânia de Souza. A poesia mediando o letramento literário. 2015. 85 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2015 . |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/6448 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ROSIVÂNIA_SOUZA_MENEZES.pdf | 3,14 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.