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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Retórica, argumentação e facebook : outros olhares para a leitura e a produção de texto no ensino fundamental
Autor(es): Rocha, Maria Edriana dos Santos
Data do documento: 30-Jul-2015
Orientador: Mariano, Márcia Regina Curado Pereira
Resumo: O ensino de língua portuguesa, de modo geral, não tem cumprido com eficiência o seu papel de garantir a formação leitora e produtora de textos dos estudantes do ensino fundamental das escolas públicas. Tal constatação, evidenciada nos resultados das avaliações oficiais realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira(Inep), a exemplo da Anresc/Prova Brasil, deu impulso à nossa busca por teorias que respaldassem a elaboração de uma proposta de ensino que contribua para favorecer o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a formação de um leitor e de um autor proficientes. Identificamos que, nas séries finais do ensino fundamental, os alunos apresentam sérias dificuldades em compreender, analisar, relacionar conteúdos e informações em textos do domínio do argumentar. Essa dificuldade se agrava no ato de produzir textos. Buscamos nas teorias do discurso as bases epistemológicas para este trabalho, com os neo-retóricos Perelman e Olbrechts-Tyteca (1996) e com Meyer (2008). Apoiaram, ainda, nossas discussões, a teoria da multimodalidade de Kress e Van Leeuwen, com Brito e Sampaio (2013); os estudos de gêneros discursivos/textuais, conforme Bakhtin, Bazerman, Marcuschi e Miller; as concepções de leitura, com Zilberman (2012), e de letramento, com Kleiman, bem como as adotadas pelos PCN e pelas avaliações oficiais. Tendo em vista o universo digital e multimodal, no qual os jovens estudantes estão inseridos, tivemos por objetivo pesquisar estratégias de leitura e escrita e elaborar uma proposta de ensino com ênfase em atividades de produção de textos do universo do argumentar, para o 9º ano do ensino fundamental, por meio do recurso à criação de um grupo do Facebook e da aplicação dos conceitos de retórica e argumentação em postagens autorais dessa rede social. Esta pesquisa resultou na elaboração de um caderno pedagógico para o professor, intitulado Retórica, Argumentação e Facebook: práticas de leitura e escrita para o 9º ano do ensino fundamental. No contexto da complexidade dos fenômenos envolvendo o ensino de língua, bem como as diversas teorias sobre a linguagem, este trabalho se coloca apenas como uma abertura possível dos estudos de argumentação e persuasão, na perspectiva discursiva, voltados para o ensino de língua portuguesa no ensino fundamental, sem qualquer pretensão de esgotar as possibilidades de estudos nessa área. Pretendemos, portanto, contribuir para aproximar teorias de estudos da linguagem da prática real e diária de ensino da língua, na perspectiva do discurso, a fim de possibilitar aos estudantes o desenvolvimento de suas competências leitora e produtora de textos, recorrendo a um recurso tão utilizado por eles: a rede social Facebook.
Abstract: The teaching of Portuguese Language, in general, has not fulfilled effectively with its role to ensure formation of elementary school students from public school as the reader and producer text. This finding, it was evidenced on the results of the official assessments conducted by Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), the sample Anresc/Prova Brasil, that encouraged our search for theories that support the elaboration of teaching proposal that contributes to encourage the development of competence and skills necessary for the formation of a reader and a proficient author. We identified that, in the final years of elementary school, students have severe difficulties in understanding, analyze, relate content and information in texts of argue domain. This difficulty gets worse in the act of producing texts. We seek at the discourse theories epistemological foundations for this work, with the neo-rhetorical Perelman and Olbrechts-Tyteca (1996) and Meyer (2008). Also supported our discussions, the theory of multimodality Kress and Van Leeuwen, with Brito and Sampaio (2013); studies of textual genres /discursive, as Bakhtin, Bazerman, Marcuschi and Miller; the conceptions of reading, with Zilberman (2012), and literacy, with Kleiman as well as those adopted by the NCP and the official evaluations. Considering that the digital and multimodal universe, in which the young students are inserted, the objective this work was to search for reading and writing strategies and elaborate a teaching proposal with an emphasis of production in texts to the universe argue, for the 9th year elementary school, through the use of creating a Facebook group and the application of rhetorical concepts and reasoning in copyright posts of this social network. This research resulted in the development of an educational book for the teacher, entitled Rhetoric, Argumentation and Facebook: Reading and Writing Practice for the 9th year of elementary school (those indicated in lowercase). In the context of the complexity of the phenomena involving language teaching as well as the various theories about language, this work serves as a possible opening of argument and persuasion studies in discursive perspective, focused on the Portuguese language teaching in elementary school, without any pretension of exhausting the possibilities for studies in this area. We intend, therefore, help to bring theories of the language study of real and daily practical of teaching Portuguese language, in speech perspective, to enable students to develop their reading competence and producing texts, using a resource so used for them: the social network Facebook.
Palavras-chave: Argumentação
Escrita
Facebook
Leitura (Ensino de primeiro grau)
Retórica
Crítica
Argumentation
Reading
Rhetoric
Writing
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição/Editora: Universidade Federal de Sergipe
Sigla da Instituição: UFS
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Profissional em Letras
Citação: ROCHA, Maria Edriana dos Santos. Retórica, argumentação e facebook : outros olhares para a leitura e a produção de texto no ensino fundamental. 2015. 126 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2015 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/6451
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

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