Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6459
Tipo de Documento: Dissertação
Título : O estudo de memes no ensino de língua
Autor : Santos, Anselma Morais
Fecha de publicación : 20-nov-2015
Director(a): Reis, Mariléia Silva dos
Resumen: Neste trabalho, abordamos o gênero textual meme como proposta de reflexão sobre compreensão da leitura em suas multimodalidades, atendendo a uma estratégia de aula mais voltada para a oralidade, na tentativa de tornarmos o ensino de língua mais inclusivo (de maior escuta), bem como firmarmos a formação dos alunos da Educação Básica para o letramento e para a cidadania. Definimos meme como gênero textual que se situa na interface e dialogismo com outros gêneros em quadrinhos mais tradicionais, como o cartum, a charge e as tirinhas, porém, com estrutura mais livre: além de permitir mesclar imagens reais e fictícias (caricaturadas ou não), não controla também a acomodação de textos verbais e não verbais, no todo significativo. Constitui-se, então, de textos verbais e não verbais, plurissignificativos, versando geralmente sobre questões sociais de natureza mais polêmica sobre o cotidiano, a política, o esporte e afins.O objetivo da pesquisa visa ao estudo e à discussão mais pormenorizados do meme com estudantes da rede pública estadual de Sergipe que estão saindo do Ensino Fundamental (nono ano e quarta etapa de EJAEF), bem como à descrição do modo como o referido gênero foi por eles analisado e discutido em avaliação de escrita e avaliação de escuta (oral). Os pressupostos teórico-metodológicos baseiam-se nos estudos de Kleiman (1989; 2005) sobre leitura, letramento e cidadania; de Leffa (1996), sobre a perspectiva mais cognitiva da leitura; e de Perrenoud (2000), sobre as novas tecnologias, dentre outros autores. Os resultados evidenciam que a inclusão de memes no ensino de língua é promissora, especialmente por promover identidade no grupo com questões além dos muros da escola.
Resumen : In this article we will discuss the genre meme as a proposal to a reflection about reading comprehension in its various modalities, attending to a pedagogical practice of language teaching more inclusive and more focused on literacy and citizenship of basic education students. We define meme as a genre that lies at the interface and dialogism with other more traditional comic material, such as cartoon, charge, and comic strips, but with a freer structure. It consists of verbal and nonverbal texts, very meaningful, usually dealing on social issues of a more polemic nature about everyday life, politics, sports and alike. The objective of the research aims to study and make a more detailed discussion about meme with students from public schools of Sergipe, which are coming out of elementary school (ninth grade and fourth EJAEF stage), as well as a description of how the said genre was analyzed and discussed by them. The theoretical and methodological assumptions are based on studies of Kleiman (1989; 2005) about reading, literacy and citizenship; of Leffa (1996) about a more cognitive perspective reading, and Perrenoud (2000), about new technologies, among other authors. The results highlight the inclusion of memes in language teaching is promising, especially to promote identity in the group with issues beyond the school walls.
Palabras clave : Meme
Leitura
Letramento
Tecnologias da informação
Reading and literacy
Information technologies
Área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Patrocinio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma : por
PaÍs: Brasil
Institución / Editorial : Universidade Federal de Sergipe
Institución: UFS
Programa de Posgrado: Pós-Graduação Profissional em Letras
Citación : SANTOS, Anselma Morais. O estudo de memes no ensino de língua. 2015. 78 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, 2015 .
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://ri.ufs.br/handle/riufs/6459
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Letras

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ANSELMA_MORAIS_SANTOS.pdf1,32 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.