Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6479
Document Type: Dissertação
Title: Curvas parametrizadas, ciclóides, experimentos e aplicações
Authors: Venceslau, Allisson Wesley do Nascimento
Issue Date: 31-Aug-2015
Advisor: Silva, Débora Lopes da
Resumo : Este trabalho tem como objetivo apresentar encaminhamentos metodológicos capazes de tornar o ensino da matemática mais prazeroso e interativo. Neste sentido o trabalho que será desenvolvido aqui abordará o estudo de algumas curvas especiais como a Curva de Agnesi, a Epiciclóide, a Hipociclóide e destacará com maior profundidade o estudo da Ciclóide abordando a suas principais propriedades com ênfase na Tautócrona e Braquistócrona. Todo trabalho realizado neste estudo mostra que a matemática pode assumir um papel importante na sala de aula, ajudando a desenvolver a aprendizagem de outras disciplinas graças às práticas experimentais aliadas ao desenvolvimento de conteúdos interdisciplinares. Na literatura fala-se muito em interdisciplinaridade, más na maioria dos textos não se mostra como é possível fazê-la, ou seja, pouco se faz realmente. Este trabalho descreve o conteúdo e mostra como realizar atividades integradoras que venham a melhorar o ensino de outras ciências e permite desenvolver outras habilidades (além do raciocínio matemático) no aluno. Este trabalho não se encerra aqui, ele é o primeiro passo para outros estudos que melhorem o ensino da matemática, em particular da geometria. Introduzir o conteúdo de forma que a curiosidade do aluno seja instigada já é um grande passo no ensino dessa disciplina. É este o objetivo deste trabalho, despertar a curiosidade dos envolvidos através das práticas experimentais sem tão pouco deixar de lado a parte teórica.
Abstract: This work aims at presenting methodological referrals able to make mathematics teaching more enjoyable and interactive. In this sense, the work that will be developed here will address the study of some special curves like the Agnesi Curve, the Epicycloid, the Hypocycloid and will focus in greater depth the study of Cycloid addressing its main properties with an emphasis on Tautochrone and Brachistochrone. All work performed in this study shows that mathematics can play an important role in the classroom, helping to develop the learning of other disciplines thanks to allied experimental practices to the development of interdisciplinary content. In the literature there is much talk on interdisciplinarity, but most texts do not show how it can be done, that is, little is done really. This paper describes the content and shows how to perform integrative activities that will improve the teaching of other sciences and allows students to develop other skills (in addition to mathematical reasoning). This work does not end here, it is the rst step to other studies that improve the teaching of mathematics, especially geometry. Introduce the content so that the curiosity of the student is instigated is a big step in the teaching of this discipline. This is the objective of this work, arouse the curiosity of those involved through experimental practices without so little put aside theoretical part.
Keywords: Curva de Agnesi
Epiciclóide
Hipociclóide
Ciclóide
Tautócrona
Braquistócrona
Agnesi Curve
Epicycloid
Hypocycloid
Cycloid
Tautochrone
Brachistochrone
Subject CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Language: por
Country: Brasil
Publisher / Institution : Universidade Federal de Sergipe
Institution: UFS
Program Affiliation: Mestrado Profissional em Matemática
Citation: Venceslau, Allisson Wesley do Nascimento. Curvas parametrizadas, ciclóides, experimentos e aplicações. 2015. 55 f. Dissertação( Programa de Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão.
Rights: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/6479
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALLISSON_WESLEY_N_VENCESLAU.pdf9,72 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.