Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6657
Tipo de Documento: Monografia
Título: Comportamento leitor dos acadêmicos do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Sergipe
Autor(es): Santos, France Mabel Fernandes Costa
Data do documento: 2013
Orientador: Nunes, Martha Suzana Cabral
Resumo: Considerando a leitura essencial na formação do acadêmico e, consequentemente, na sua qualidade profissional, este trabalho teve a finalidade de investigar o comportamento leitor dos acadêmicos do curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal de Sergipe, curso criado pela resolução 37/2008 do CONEPE – Conselho do Ensino, da Pesquisa e da Extensão da Universidade, em consonância com o REUNI. O objetivo geral do trabalho foi investigar o comportamento leitor dos acadêmicos do curso de Biblioteconomia e Documentação, na tentativa de compreender sua relação com a leitura, considerando que o futuro profissional será um mediador entre a informação e o usuário. Os objetivos específicos foram: investigar as práticas de leitura dos acadêmicos do curso; identificar os critérios para as escolhas dos seus textos; e conhecer o tempo e o espaço destinados à leitura pelos alunos. Desta forma, foi discutida neste trabalho a relação dos acadêmicos do curso com a leitura, a forma como as escolhas dos textos influenciam na sua formação e o significado da leitura para os acadêmicos, diagnosticando as necessidades formativas no âmbito da leitura deste público. Trata-se de uma pesquisa descritiva com uma abordagem qualitativa. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário semiestruturado com perguntas abertas e fechadas. A temática é relevante tanto no âmbito acadêmico quanto social, visto que a leitura contribui para a formação de cidadãos críticos, e o bibliotecário é o profissional capacitado para enriquecer essa formação.
Abstract: Considering how essential reading in academic training, and consequently in their professional qualification, the purpose of this work was to investigate the reader behavior of students on the course of Librarianship and Documentation of the Federal University of Sergipe. Course created by resolution 37/2008 of CONEP (Council for Teaching, Research and University Extension) in line with the REUNI. The overall objective of this work was to investigate the reader behavior of students on the course of Librarianship and Documentation in an attempt to understand its relationship with reading, taking into account that the future professional will be a mediator between the information and the user. The specific objectives were: to investigate the reading practices of students on the course, identify the criteria for the choices of their texts and know the time and space for reading. In this way, was discussed in this work, the relationship of academic course with reading, the ways in which the choice of texts influence in their training, and the meaning of reading for academics, diagnosing training needs in the context of this public reading. The theme is relevant both in the academic and in the social context, given that reading contributes to the formation of critical citizens and the librarian is the skilled professional to enrich this training.
Palavras-chave: Biblioteconomia
Library science
Universidade Federal de Sergipe
Federal University of Sergipe
Estudo do usuário
User study
Library course
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DCI - Departamento de Ciência da Informação - São Cristóvão - Presencial
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/6657
Aparece nas coleções:Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
France Mabel Fernandes Costa Santos.pdf798,95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.