Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6733
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | O Papel da respiração no processo criativo do ator |
Título(s) alternativo(s): | The Role of Breathing in the Actor's Creative Process |
Autor(es): | Pereira, Ugenine dos Santos |
Data do documento: | 2013 |
Orientador: | Mascarenhas, George |
Resumo: | Esta pesquisa propõe a investigação do papel da respiração dentro do trabalho de criação, a partir da seguinte questão: Em que medida a respiração pode ser utilizada como meio para a deflagração e desenvolvimento do processo criativo do artista cênico? Trata-se de uma pesquisa qualitativa que associa a investigação bibliográfica a uma experiência prática com atores e bailarinos, visando compreender o caminho da respiração até a ação cênica, a expressividade, à imagem para a criação cênica. O primeiro capítulo trata de questões ligadas à fisiologia da respiração e sua aplicação em diferentes correntes de pensamento e práticas cênicas. O segundo capítulo traz descrições e reflexões sobre a experiência realizada com um pequeno grupo de voluntários que vivenciaram a prática da respiração como deflagrador do processo criativo. Dentre os resultados, a pesquisa indica que, através da consciência respiratória, os artistas obtiveram o conhecimento e reconhecimento do corpo que respira, além de diversas sensações, expressões, fluxos de pensamentos. |
Abstract: | This research proposes the investigation of the role of breathing within the work of creation, from the following question: To what extent can breathing be used as a means for the deflagration and development of the creative process of the scenic artist? It is a qualitative research that associates bibliographical research with a practical experience with actors and dancers, aiming to understand the path of the breath to the scenic action, the expressiveness, the image to the scenic creation. The first chapter deals with questions related to the physiology of respiration and its application in different currents of thought and scenic practices. The second chapter provides descriptions and reflections on the experience with a small group of volunteers who experienced the practice of breathing as a trigger for the creative process. Among the results, the research indicates that, through respiratory awareness, the artists obtained the knowledge and recognition of the body that breathes, besides several sensations, expressions, flows of thoughts. |
Palavras-chave: | Teatro Theater Ensino de teatro Theater teaching Interpretação teatral Theatrical interpretation |
área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::INTERPRETACAO TEATRAL |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Departamento: | DTE - Departamento de Teatro – Laranjeiras – Presencial |
URI: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/6733 |
Aparece nas coleções: | Teatro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ugenine dos Santos Pereira.pdf | 722,05 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.