Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6750
Document Type: Monografia
Title: O Endomarketing como fator motivacional : uma abordagem na rede hoteleira em Aracaju - SE
Other Titles: Endomarketing as motivational factor: an approach in the hotel chain in Aracaju - SE
Authors: Teles, Francelle Alves Santana
Issue Date: 2017
Advisor: Ouro Filho, Abimael Magno do
Resumo : O endomarketing é o conjunto de ações desenvolvidas pelas organizações, sejam de caráter público ou privado, que visem os investimentos destinados à capacitação e bem-estar dos funcionários no ambiente de trabalho. Diante das diversas maneiras com que o endomarketing pode ser introduzido nas companhias, destacam-se os programas destinados ao crescimento entre os níveis de carreira, os treinamentos e a boa comunicação interna, de modo que una os níveis organizacionais, oferecendo-lhes a segurança e informação necessária ao desenvolvimento de suas atividades. Este trabalho tem como objetivo analisar as ações de endomarketing voltadas à motivação organizacional, tendo em vista a necessidade deste fator ao sucesso das organizações, sobretudo quando analisados os desafios de sobrevivência corporativa diante do atual cenário mercadológico. A pesquisa caracteriza-se como descritiva e explicativa, sendo utilizado o método de pesquisa Survey para a obtenção dos dados necessários aos resultados da pesquisa. Foram aplicados questionários compostos de perguntas fechadas e objetivas entre colaboradores de empresas que compõem a rede hoteleira de Sergipe, os quais foram selecionados através de uma amostra estatística. Através dos resultados obtidos após a análise dos dados coletados, foi possível perceber a importância em tratar o funcionário como o primeiro cliente da organização, de modo que sua satisfação traga benefícios para ambas as partes, através da aplicação de programas voltados ao endomarketing.
Abstract: The endomarketing is the set of actions developed by the organizations, whether public or private, aimed at investments aimed at the training and well-being of employees in the work environment. In view of the many ways in which endomarketing can be introduced in companies, the most important are the programs aimed at the growth between career levels, training and good internal communication, so as to unite the organizational levels, offering them the security and necessary information for the development of its activities. This work aims to analyze the actions of endomarketing focused on organizational motivation, considering the need for this factor to the success of organizations, especially when analyzing the challenges of corporate survival in the current market scenario. The research is characterized as descriptive and explanatory, using the Survey method to obtain the data needed for the research results. Questionnaires composed of closed and objective questions were applied among employees of companies that make up the hotel chain of Sergipe, which were selected through a statistical sample. Through the results obtained after the analysis of the collected data, it was possible to perceive the importance of treating the employee as the first customer of the organization, so that its satisfaction brings benefits to both parties, through the application of programs aimed at endomarketing.
Keywords: Ensino de secretariado
Secretarial teaching
Secretariado executivo
Executing secretariat
Administração de hotéis
Hotel management
Business hotel
Administração de hotéis
Endomarketing
Aracaju (SE)
Subject CNPQ: OUTROS::SECRETARIADO EXECUTIVO
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Department: DSE - Departamento de Secretariado Executivo – São Cristóvão - Presencial
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/6750
Appears in Collections:Secretariado Executivo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Francelle Alves Sanatan Teles.pdf1,07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.