Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6755
Document Type: Monografia
Title: A biblioteca escolar como ambiente social na formação do leitor
Other Titles: The school library as a social environment in the formation of the reader
Authors: Ferreira, Shirley dos Santos
Issue Date: 2015
Advisor: Bari, Valéria Aparecida
Resumo : A pesquisa denominada “A Biblioteca Escolar como Ambiente Social na Formação do Leitor” tem como ambiente social de observação a Biblioteca Escolar, o tema a Formação do Leitor, utilizando a metodologia da recensão literária, verificando principalmente a influência de instalações, atividades, ação cultural e mediação de leitura e formação de leitores. Trabalha a importância da Biblioteca Escolar na formação de leitores críticos e efetivos usuários da informação. No decorrer do trabalho também são discutidos os produtos e serviços biblioteconômicos especializados, a ação e animação cultural em Bibliotecas Escolares, como métodos para aproximar a comunidade escolar deste ambiente tão importante para formar leitores. Explana sobre os serviços que a BE pode oferecer a comunidade escolar, além de versar sobre o Manifesto UNESCO para a Biblioteca Escolar, no decorrer do trabalho foram discutidas as políticas públicas, as leis que o Estado de Sergipe aprovou sobre a Biblioteca Escolar, sendo ainda discutidos os Parâmetros para a Biblioteca Escolar. Como principais considerações finais, a literatura confirma que a ausência ou precariedade de Bibliotecas Escolares prejudica a formação de hábitos e gostos leitores dentro do ambiente escolar
Abstract: The research called "The School Library as a Social Environment in Reader's Training" has as a social environment of observation the School Library, the theme of Reader Training, using the methodology of literary review, mainly verifying the influence of facilities, activities, cultural action and mediation of reading and training of readers. It works the importance of the School Library in the formation of critical readers and effective users of the information. In the course of the work, we also discuss specialized library products and services, cultural action and animation in School Libraries, as methods to bring the school community closer to this important environment for training readers. Explanation of the services that BE can offer the school community, besides addressing the UNESCO Manifesto for the School Library, during the course of the work the public policies, the laws that the State of Sergipe approved about the School Library were discussed. Parameters for the School Library. As main final considerations, the literature confirms that the absence or precariousness of School Libraries impairs the formation of reading habits and tastes within the school environment
Keywords: Biblioteconomia
Bibliotecas escolares
School libraries
Formação de leitor
Formation of reader
Subject CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::TECNICAS DE RECUPERACAO DE INFORMACAO
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Department: DCI - Departamento de Ciência da Informação - São Cristóvão - Presencial
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/6755
Appears in Collections:Ciência da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Shirley dos Santos Ferreira.pdf818,8 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.