Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/679
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: Estratégias enunciativas em atividades investigativas de química-parte 1: a dimensão da interatividade
Other Titles: Enunciative estrategies in inquiry-based activities of chemistry – part one: the interactive dimension
Authors: Silva, Adjane da Costa Tourinho e
Mortimer, Eduardo Fleury
Issue Date: Nov-2009
Abstract: Este trabalho apresenta uma descrição e análise das estratégias enunciativas articuladas por uma professora de Química ao longo de uma atividade investigativa desenvolvida em uma turma de 2ª série do ensino médio durante três aulas realizadas em laboratório. A identificação dessas diferentes estratégias orienta-se para a configuração do gênero do discurso das salas de aula de ciências, numa perspectiva bakhtiniana. A metodologia empregada envolveu a aplicação do sistema de categorias proposto por Mortimer et al (2007) aos dados de sala de aula registrados em vídeo, em tempo real, utilizando um software desenvolvido pelo IPN-Kiel, o Videograph®. Consideramos a dimensão da interatividade desse sistema, a qual é composta pelos seguintes conjuntos de categorias: locutor, padrões de interação, intenções do professor e abordagem comunicativa. A análise focaliza principalmente o ritmo pelo qual a professora trabalha com as diferentes categorias desses conjuntos ao longo da atividade investigativa._____________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: This work presents a description and analysis of the enunciative strategies used by a chemistry teacher in an inquiry-based activity developed in an 11th grade classroom, during the laboratory lessons. The identification of the different strategies is oriented to the configuration of the speech genres of science classrooms, according to a Bakhtinian view. The used methodology employed the categorization systems proposed by Mortimer et al (2007), which was applied to video recorded classroom data using a software developed by IPN-Kiel, the Videograph®. We consider the interactive dimension of the classroom, which can be studied by the following categories: speaker, patterns of interactions, teaching purposes and communicative approach. The analysis focuses mainly on the rhythm through which the teacher works with the different categories throughout the inquiry-based activity.
Keywords: Ensino de ciências
Ensino de química
Enunciados
Professores
Gêneros do discurso
Interatividade
Citation: SILVA, A. C. T.; MORTIMER, E. F. Estratégias enunciativas em atividades investigativas de química-Parte 1: a dimensão da interatividade. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7., 2009, Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis: ABRAPEC, 2009. Disponível em: <http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/862.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2013.
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/679
Appears in Collections:CODAP - Artigos de periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EstrategiasEnunciativasInvestigativas.pdf350,37 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.