Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6854
Document Type: Monografia
Title: Síntese, atividade e estudos de QSAR de derivados de triptamina sobre larvas de terceiro estágio de Aedes aegypti Linn
Authors: Brito, Taysnara Batista
Issue Date: 25-Aug-2015
Advisor: Cavalcanti, Sócrates de Holanda
Resumo : A dengue é uma doença de cunho urbano, aguda, sistêmica e de etiologia viral. Atinge 50 milhões de indivíduos/ ano, considerada um grande problema de saúde pública. Seu controle se dá, principalmente, pelo uso de inseticidas químicos tendo como alvo o sistema nervoso do inseto. Porém vem causando resistência em suas populações. Larvicidas, tais como o organofosforado temefós, reguladores do crescimento de insetos e toxinas de bactérias (ex. Bti) têm sido utilizados em locais de procriação. No entanto, o crescimento desordenado das zonas urbanas dá condições ideais, como criadouros escondidos, para o crescimento do mosquito. Uma forma alternativa é a utilização de inseticidas fundamentais à segurança do meio ambiente, inclusive do ser humano. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi avaliar a atividade larvicida dos derivados sintéticos da triptamina frente às larvas de Ae. aegypti, visando uma possível inibição da via da quinurenina. Foi realizado um estudo QSAR baseado em nove derivados da triptamina sintetizados e testados de modo a obter a concentração letal que mata 50% da população de larvas de Ae. aegypti. Com relação à atividade larvicida, a 2,2,2-tricloro-N-[2-(1H-indol-3-il) etil] acetamida, demonstrou um excelente efeito tóxico frente às larvas de Ae. aegypti com um valor de CL50 de 48,69 ppm. O composto N-[2-(1H-indol-3-il) etil] acetamida, exibiu a menor potência larvicida com um valor de CL50 de 884,83 ppm. Observou-se também uma contribuição negativa do efeito estérico quando comparado ao parâmetro hidrofóbico, pois além das análises das equações, o coeficiente angular hidrofóbico foi positivo e maior do que o parâmetro estérico.
Keywords: Farmácia
Ensino de farmácia
QSAR
Aedes aegypti
Saúde pública
Subject CNPQ: CIENCIAS BIOLOGICAS::FARMACOLOGIA::FARMACOLOGIA GERAL
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Department: DFA - Departamento de Farmácia – São Cristóvão - Presencial
Citation: BRITO, Thaysnara Batista. Síntese, atividade e estudos de QSAR de derivados de triptamina sobre larvas de terceiro estágio de Aedes aegypti Linn. 2015. 1 CD-ROM Monografia (Bacharelado em Farmácia) - Departamento de Farmácia, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2015.
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/6854
Appears in Collections:Farmácia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Thaysnara Batista Brito.pdf1,24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.