Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6935
Document Type: Monografia
Title: Boas práticas de fabricação nas micro-indústrias de alimentos em Aracaju e região metropolitana
Other Titles: Good manufacturing practices of micro-food industries in Aracaju and metropolitan region
Authors: Santos, Ana Priscila Alves
Issue Date: 19-Dec-2014
Advisor: Faraoni, Aurélia Santos
Resumo : Para atender as exigências do consumidor e de comercialização, principalmente as de exportação, a indústria alimentícia tem como obrigação fornecer alimentos de qualidade. A presente pesquisa teve o objetivo de avaliar as condições higiênico-sanitárias de quinze estabelecimentos de alimentos, localizadas na cidade de Aracaju/ SE e região metropolitana (cidades circunvizinhas). Os dados foram coletados a partir de observações diretas e indagações aos funcionários e proprietários e aplicação da lista de check-list de Boas Práticas de Fabricação baseado na resolução na Resolução RDC 275 de 21 de outubro de 2002. A lista foi dividido, em 5 blocos, contendo 33 itens, sendo eles: higiene pessoal (A), higiene do ambiente e área física (B), higiene, manipulação e armazenamento dos alimentos (C), local e segurança no trabalho (D) e relacionamento pessoal (E). Os resultados obtidos foram: no bloco A, das quinze micro-indústrias visitadas, quatorze faziam a higienização das mãos corretamente; já em relação ao bloco B, onze micro-indústrias apresentaram um bom estado de conservação das instalações; no bloco C, pode-se destacar que 100% das micro-indústrias faziam separação dos alimentos por categorias, evitando qualquer tipo de contaminação cruzada; no boco D, notou-se que, em relação à presença de pessoas estranhas, as quinze micro-indústrias apresentavam-se conformes; e no bloco E, todas as micro-indústrias apresentaram um bom relacionamento com os colaboradores. A partir da análise dos resultados obtidos observou-se que as micro-indústrias de alimento na cidade de Aracaju/SE e região metropolitana apresentaram, em sua totalidade, um número baixo de irregularidades.
Keywords: Farmácia
Ensino de farmácia
Farmacologia
Biscoito
Fábrica de biscoito
Indústria
Subject CNPQ: CIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS::ENGENHARIA DE ALIMENTOS::INSTALACOES INDUSTRIAIS DE PRODUCAO DE ALIMENTOS
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Department: DHI - Departamento de História – São Cristóvão - Presencial
Citation: SANTOS, Ana Priscila Alves. Boas práticas de fabricação nas micro-indústrias de alimentos em Aracaju e região metropolitana. 2014. Monografia (Bacharelado em Farmácia) - Departamento de Farmácia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2014.
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/6935
Appears in Collections:História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana_Priscila_Alves_Santos.pdf452,19 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.