Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6983
Tipo de Documento: Monografia
Título: Parque urbano como estratégia de conservação: projeto de reestruturação do Parque da Cidade - Aracaju/SE
Autor(es): Costa, Lenise Rafaella Hora
Data do documento: 27-Abr-2017
Orientador: Galvão, Carolina Marques Chaves
Resumo: O presente trabalho abora um tema relacionado tanto a questões frequentemente discutidas no mundo no diz respeito à preservação de recursos naturais, quanto a reestruturação de um importante parque urbano para acultura da cidade. O Parque da Cidade, no município de Aracaju/SE, se insere nesses dois contextos, pois, apesar de ter como seu principal objetivo resguardar o remanescente de Mata Atlântica contido na APA - Área de Proteção Ambiental Morro do Urubu, sua área é vítima de descaso, da péssima gestão do poder público e falta de conscientização da população sobre a importância do lugar, o que acarreta em constante degradação e poluição. Além de sofrer as consequências da ausência da aplicação regular da legislação ambiental, a APA Morro do Urubu sofre com a pressão urbana que vem ocorrendo no Bairro Industrial, onde ela se encontra. Diante disso, através do diagnóstico da área, busca-se a reestruturação deste parque urbano, para que cresça o interesse e a conscientização sobre a preservação dos recursos naturais presentes nele e para que atenda às necessidades de lazer da população. Assim, o Parque da Cidade poderá se estabelecer como área verde de lazer na cultura urbana atual, e principalmente como um importante instrumento para a conservação do remanescente de Mata Atlântica presente no local.
Palavras-chave: Arquitetura
Aracaju (SE)
Arquitetura paisagística
Parques urbanos
Proteção ambiental
Mata Atlântica
Preservação ambiental
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DAU - Departamento de Arquitetura e Urbanismo – Laranjeiras - Presencial
Citação: COSTA, Lenise Rafaella Hora. Parque urbano como estratégia de conservação: projeto de reestruturação do Parque da Cidade - Aracaju/SE. 2017. 132 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo)- Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Campus de Laranjeiras, Universidade Federal de Sergipe, Laranjeiras, 2017.
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/6983
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lenise_ Rafaella_Hora_Costa.pdf36,67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.