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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7084
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Um estudo histórico das competências organizacionais desenvolvidas pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) como escola de governo |
Autor(es): | Silva, Manuela Ramos da Silva, Mônica de Aguiar Mac-Allister da |
Data do documento: | 2017 |
Resumo: | Esse artigo versa sobre escolas de governo e, particularmente, sobre a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Questiona-se quais as competências organizacionais da ENAP como escola de governo. O objetivo é compreender as competências organizacionais desenvolvidas pela ENAP como escola de governo. Trata-se de uma abordagem interpretativista que se constrói como história organizacional no campo da Administração Pública. A estratégia metodológica desse estudo histórico envolve: como técnicas de levantamento de informações, pesquisa documental e entrevista com recurso da história oral temática de sujeitos identificados na análise documental e por meio da técnica de bola de neve; e como técnicas de análise, análise documental e Análise Temática das entrevistas relacionadas aos documentos e à literatura levantada por pesquisa bibliográfica. A compreensão histórica das competências organizacionais desenvolvidas pela ENAP como escola de governo, de 1986 a 2016, foi construída com base nas narrativas das experiências de dezessete sujeitos que participaram ou participam da história dessa organização pública nos diversos contextos nos se insere no período estudado. Nessa compreensão histórica, evidenciaram-se (1) ter a marca ENAP, (2) formar competência para a gestão, (3) ser espaço de encontro de competência, e (4) interpretar demandas, isto como competências organizacionais desenvolvidas pela ENAP no cumprimento de seu propósito como escola de governo no período historiado. A história dessas competências organizacionais foi marcada por processos adaptativos, emergentes, incrementais, o que traduz as mudanças e a construção ao longo do tempo da ENAP como escola de governo. |
Palavras-chave: | Administração pública Escola de governo História organizacional Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração |
Citação: | SILVA, M. R. da.; Silva, M. A. M. A da. Um estudo histórico das competências organizacionais desenvolvidas pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) como escola de governo. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO,41., 2017, São Paulo. Anais eletrônicos... São Paulo: AnPAD, 2017. |
Licença: | Direitos autorais pertencentes ao(s) autor(es) |
URI: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/7084 |
Aparece nas coleções: | DSE - Trabalhos apresentados em eventos |
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