Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7084
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: Um estudo histórico das competências organizacionais desenvolvidas pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) como escola de governo
Authors: Silva, Manuela Ramos da
Silva, Mônica de Aguiar Mac-Allister da
Issue Date: 2017
Resumo : Esse artigo versa sobre escolas de governo e, particularmente, sobre a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Questiona-se quais as competências organizacionais da ENAP como escola de governo. O objetivo é compreender as competências organizacionais desenvolvidas pela ENAP como escola de governo. Trata-se de uma abordagem interpretativista que se constrói como história organizacional no campo da Administração Pública. A estratégia metodológica desse estudo histórico envolve: como técnicas de levantamento de informações, pesquisa documental e entrevista com recurso da história oral temática de sujeitos identificados na análise documental e por meio da técnica de bola de neve; e como técnicas de análise, análise documental e Análise Temática das entrevistas relacionadas aos documentos e à literatura levantada por pesquisa bibliográfica. A compreensão histórica das competências organizacionais desenvolvidas pela ENAP como escola de governo, de 1986 a 2016, foi construída com base nas narrativas das experiências de dezessete sujeitos que participaram ou participam da história dessa organização pública nos diversos contextos nos se insere no período estudado. Nessa compreensão histórica, evidenciaram-se (1) ter a marca ENAP, (2) formar competência para a gestão, (3) ser espaço de encontro de competência, e (4) interpretar demandas, isto como competências organizacionais desenvolvidas pela ENAP no cumprimento de seu propósito como escola de governo no período historiado. A história dessas competências organizacionais foi marcada por processos adaptativos, emergentes, incrementais, o que traduz as mudanças e a construção ao longo do tempo da ENAP como escola de governo.
Keywords: Administração pública
Escola de governo
História organizacional
Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Language: por
Publisher / Institution : Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
Citation: SILVA, M. R. da.; Silva, M. A. M. A da. Um estudo histórico das competências organizacionais desenvolvidas pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) como escola de governo. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO,41., 2017, São Paulo. Anais eletrônicos... São Paulo: AnPAD, 2017.
License: Direitos autorais pertencentes ao(s) autor(es)
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/7084
Appears in Collections:DSE - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EstudoHistoricoENAP.pdf712,86 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.