Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7713
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: Análise dos métodos de aprendizagem baseada em problemas no curso de Engenharia de Produção em uma faculdade privada de Minas Gerais
Other Titles: Analysis of problem based learning methods in the Production Engineering course of a private college of Minas Gerais
Authors: Santos, Gilciane Flávia
Souza, Flávia Aparecida
Issue Date: Dec-2017
Resumo : Cada vez mais o profissional se depara com a competitividade e as mudanças no mercado de trabalho. Com isso, ter uma formação de excelência é essencial. O que muito se vê são instituições de ensino voltadas a um método de aprendizagem “arcaico”, sem participação ou envolvimento do aluno. Para mudar esse panorama, tem-se à ABP (Aprendizagem Baseada em Problemas), cujo objetivo é propiciar aos discentes experiências práticas no processo de aprendizagem, por meio de trabalhos em equipe, resolução de problemas, comunicação, entre outros. Nesse sentido, esse trabalho propõe uma análise dos métodos e técnicas de aprendizagem em duas disciplinas do curso de Engenharia de Produção em uma faculdade privada de Minas Gerais. Com a análise percebeu-se que mais de 50% dos alunos acreditam ser essencial a adoção de atividades mais práticas pelos professores do curso de engenharia. Quanto às disciplinas analisadas, identificou-se que mais de 75% dos alunos consideraram no mínimo “boas” as atividades propostas em sala de aula. As atividades que se destacaram e tiveram mais aceitação dos discentes foram: Caso Jurandir, Fluxograma da Balada e Fábrica de Brigadeiros. Apenas 13% (cinco) dos alunos consideraram não agregar para sua formação as atividades avaliadas nesse trabalho.
Abstract: Increasingly the professional has faced with competitiveness and changes in the business market. With that, having a training of excellence is essential. It’s noted a lot of educational institutions using an "archaic" learning method, with no participation or involvement of students. In order to change this panorama, it has been the PBL (Problem-Based Learning), whose aim is to provide for students practical experiences in the learning process, through teamwork activities, problem solving, communication, and so on. Therefore, this paper proposes an analysis of the learning methods and techniques of two disciplines of the Production Engineering course in a private college localized in Minas Gerais. With the analysis it was realized that more than 50% of the students believe that the application of practical activities by the teachers of the engineering course is essential. Related to the disciplines analyzed, it was identified that more than 75% of the students considered at least "good" the activities proposed in the classroom. The activities that are highlighted and had more acceptance for the students were: Jurandir Case, Fun Party Flow Chart and Chocolate Truffle Factory. Only 13% (five) of the students considered that the activities evaluated in this work, no add something to their college degree.
Keywords: Aprendizagem baseada em problemas (ABP)
Ensino de engenharia
Engenharia de produção
Problem-based learning (PBL)
Engineering teaching
Production engineering
ISSN: 2447-0635
Is part of: Anais do IX SIMPROD
Language: por
Publisher / Institution : Departamento de Engenharia de Produção - Universidade Federal de Sergipe
Institution: DEPRO/UFS
Citation: SANTOS, G. F.; SOUZA, F. A. Análise dos métodos de aprendizagem baseada em problemas no curso de Engenharia de Produção em uma faculdade privada de Minas Gerais. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DE SERGIPE, 9., 2017, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: DEPRO/UFS, 2017, p. 166-181. Disponível em: <http://simprod.ufs.br/pagina/21037>. Acesso em: 11 abr. 2018.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7713
Appears in Collections:Anais do IX SIMPROD (2017)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AprendizagemProblemasEngenhariaProducao.pdf537,19 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.