Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7740
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoura, Thaysa Maria de Farias-
dc.contributor.authorCosta, Larissa Vasconcelos-
dc.contributor.authorVasconcelos, Cleiton Rodrigues-
dc.date.accessioned2018-04-12T16:01:53Z-
dc.date.available2018-04-12T16:01:53Z-
dc.date.issued2016-09-
dc.identifier.citationMOURA, T. M. de F.; COSTA, L. V.; VASCONCELOS, C. R. NBR ISO 9001: uma abordagem do sistema de gestão da qualidade para pequenas e médias empresas. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DE SERGIPE, 8., 2016, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: DEPRO/UFS, 2016. p. 568-577. Disponível em: <http://simprod.ufs.br/pagina/20298>. Acesso em: 10 abr. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2447-0635-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7740-
dc.description.abstractThe market uncertainty scenario is requiring from small and medium-sized companies strategies that make it different from competitors. In that way, the search for certifications that enhance the quality appears as a strengthen for small and medium-sized businesses to achieve greater competitiveness. Thus, the article showed from a literature review that the ISO 9001 can contribute to process improvement, as it takes the companies to a standardization of procedures, reducing the complexity of operations, the costs and failures, strong factors for business that wish to expand in market.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherDepartamento de Engenharia de Produção - Universidade Federal de Sergipept_BR
dc.relation.ispartofAnais do VIII SIMPRODpt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresaspor
dc.subjectSistema de gestão da qualidadepor
dc.subjectISO 9001por
dc.subjectDiferencial competitivopor
dc.subjectSmall and medium-sized companieseng
dc.subjectQuality management systemeng
dc.subjectDiferential competitiveeng
dc.titleNBR ISO 9001: uma abordagem do sistema de gestão da qualidade para pequenas e médias empresaspt_BR
dc.title.alternativeNBR ISO 9001: an approach of quality management system for small and medium-sized companieseng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editorpt_BR
dc.description.resumoO cenário de incertezas do mercado está exigindo das pequenas e médias empresas estratégias que a diferenciem dos concorrentes. Nesse sentido a busca por certificações que fortaleçam a qualidade aparece como um forte aliado para que as empresas de pequeno e médio porte possam conseguir maior competitividade no mercado. Deste modo, o artigo evidenciou a partir de uma revisão bibliográfica que a ISO 9001 pode contribuir para a melhoria de processos, já que leva as empresas a uma padronização de seus procedimentos, reduzindo a complexidade das operações, os custos e as falhas, fatores relevantes para empresas que desejam se expandir no mercado.pt_BR
dc.publisher.initialsDEPRO/UFSpt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Anais do VIII SIMPROD (2016)
DEPRO - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NBR_ISO9001Abordagem.pdf656,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.