Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8512
Document Type: Artigo
Title: Os efeitos dos meios sobre as atitudes e comportamentos da audiência
Other Titles: Media effects on the attitudes and behaviors of the audience
Authors: Ferreira, Raquel Marques Carriço
Issue Date: Jun-2014
Resumo : O presente artigo traz uma revisão bibliográfica do desenvolvimento da literatura dos efeitos dos meios e expõe uma história matizada do longo período de desenvolvimento dos estudos dos efeitos dos meios. Este texto pretende reaver a demarcação clássica da divisão literária da era dos (1) efeitos ilimitados, cujos meios têm total poder sobre seus receptores, do período em que os estudos (2) evocaram variáveis potencialmente intervenientes nos efeitos dos meios (na determinação de efeitos limitados), e da era (da volta) (3) dos efeitos significativos. A perspectiva tomada neste estudo privilegia as pesquisas que abordam a influência das mídias sobre as atitudes e comportamentos da audiência.
Abstract: This paper presents a bibliographical review of the development of the literature on media effects and it presents a nuanced history of the development of the studies on media effects. This text intends to recover the classical demarcation of literature belonging to the era of (1) unlimited effects, in which the media have complete power over its audience, to the period in which the studies (2) evoked potentially intervening variables in media effects (in determining limited effects), and to the (returning) era of (3) significant effects. The perspective taken in this study focuses on researches that approach the media influence on the attitudes and behaviors of the audience.
Keywords: Efeitos
Atitude
Comportamento
Audiência
Effects
Attitude
Behavior
Audience
ISSN: 1982-8160
Is part of: Revista Matrizes
Language: por
Publisher / Institution : Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
Citation: FERREIRA, R. M. C. Os efeitos dos meios sobre as atitudes e comportamentos da audiência. Matrizes, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 255-269, jan./jun. 2014. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/82942>. Acesso em: 28 jun. 2018.
License: Os autores poderão armazenar e disseminar seus trabalhos por diferentes meios (como os repositórios institucionais) e em formas diversas (por exemplo, capítulo de livro), desde que MATRIZes seja citada como local de publicação original do trabalho. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/matrizes/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 28 jun. 2018.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8512
Appears in Collections:DCOS - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EfeitosMeiosComportamentosAudiencia.pdf252,04 kBAdobe PDFView/Open
MediaEffectsAudienceBehavior.pdf351,76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.