Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8566
Document Type: Artigo
Title: Aulas práticas no ensino de botânica: relato de uma experiência no contexto do PIBID em uma escola da rede estadual em Aracaju, SE
Other Titles: Practical classes in the teaching of botany: report of an experience in PIBID context in a state school in Aracaju, SE
Authors: Santana, Sebastiana Érica Cruz
Santos, Tatiane da Silva
Landim, Myrna Friederichs
Issue Date: 2016
Resumo : A aprendizagem dos conhecimentos biológicos pode contribuir para um efetivo exercício da cidadania, sendo a utilização de recursos didáticos variados, de forma contextualizada, de grande valor para o sucesso desse processo. Este trabalho tem como objetivo analisar e discutir a importância das aulas práticas na abordagem de conteúdos de Botânica no ensino médio, em uma escola da rede estadual de Aracaju, SE, no contexto do PIBID. Foram realizadas duas oficinas, ambas com metodologias didáticas participativas, as quais foram avaliadas quali-quatitativamente. Embora “retraídos”, a princípio, os estudantes apresentaram grande interesse e participação nas atividades propostas, as quais representaram também uma oportunidade de se relacionar os conteúdos científicos com a vida diária dos alunos, revelando a necessidade de implantação de estratégias práticas no processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: The learning of the biological knowledge can contribute to an effective development of citizenship, being the use of various didactical resources, in a contextualized way, of great importance to the success of this process. This work aims to analyze and discuss on the importance of practical classes in approaching Botany contents in a public high school in Aracaju, SE, within the context of the PIBID. Two workshops were planned, both using active didactical methodologies, evaluated qualitative and quantitatively. Though somewhat “introverted”, at principle, students presented great interest and participation in the proposed activities, which also represented an opportunity of relating scientific subjects to the student’s daily life, emphasizing the importance of practical strategies in the teaching-learning process.
Keywords: Ensino de Botânica
Aulas práticas
Biologia
Educação
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)
Botany classes
Practical activities
ISSN: 1808-2793
Is part of: Scientia Plena
Language: por
Publisher / Institution : Associação Sergipana de Ciência
Citation: SANTANA, S. E. C.; SANTOS, T. da. S.; LANDIM, M. F. Aulas práticas no ensino de botânica: relato de uma experiência no contexto do PIBID em uma escola da rede estadual em Aracaju, SE. Scientia Plena, São Cristóvão, v. 12, n. 11, 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.112703>. Acesso em: 10 jul. 2018.
License: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8566
Appears in Collections:DBI - Artigos de periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AulasPraticasBotanica.pdf194,46 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.