Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8567
Tipo de Documento: Artigo
Título: A problematização no processo de alfabetização científica: uma experiência com estudantes do ensino médio, de uma escola estadual do município de Lagarto, SE
Autor(es): Santos, Tatiane da Silva
Landim, Myrna Friederichs
Data do documento: Abr-2017
Resumo: A problematização como estratégia didáticapode auxiliar no processo de Alfabetização Científica (AC) dos estudantes. Esse estudo objetiva analisar as contribuições da problematização no processo de AC de alunos pertencentes a uma turma do 3° ano do ensino médio de uma escola pública de Lagarto, SE. Para tanto, foi realizada uma intervenção, que consistiu na exibição do documentário intitulado a “História das coisas”, com pausas para os questionamentos e comentários. A problematização de temas comumente presente na vida dos estudantes propiciou a criação de um espaço excitatórioao posicionamento crítico e a argumentação, com a utilização de informações científicas e experiências pessoais.
Palavras-chave: Ensino de Biologia
Alfabetização científica
Problematização
ISSN: 1982-1867
Parte de : Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio
Idioma: por
Instituição/Editora: Associação Brasileira de Ensino de Biologia
Citação: SANTOS, T. da. S.; LANDIM, M. F. A problematização no processo de alfabetização científica: uma experiência com estudantes do ensino médio, de uma escola estadual do município de Lagarto, SE. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, Rio de Janeiro, n. 9, dez. 2016/abr. 2017. Disponível em: <http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/renbio-9/pdfs/2484.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2018.
Licença: Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0)
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8567
Aparece nas coleções:DBI - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ProblematizacaoAlfabetizacaoCientifica.pdf421,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.