Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8570
Tipo de Documento: | Artigo |
Título: | Mapas conceituais no ensino de Biologia: Um estudo sobre aprendizagem significativa |
Título(s) alternativo(s): | Concept maps in teaching Biology: A study of meaningful learning |
Autor(es): | Rosa, Isabela Santos Correia Landim, Myrna Friederichs |
Data do documento: | 2015 |
Resumo: | Um dos objetivos da educação é promover a aprendizagem significativa de conteúdos das diferentes áreas da ciência. Todavia, mensurar o grau de conhecimentos adquiridos pelos alunos, de forma a construir mudanças significativas em seus sistemas conceituais não é uma tarefa fácil. Para tanto, alguns autores recomendam ao educador, o uso de mapas conceituais como forma de avaliação da aprendizagem. Diante do exposto, o presente artigo objetiva analisar os efeitos da utilização de mapas conceituais como forma de avaliação da aprendizagem significativa de conteúdos de Biologia em uma turma de 1º ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino, no município de Lagarto – SE. Para tanto, foram realizadas aulas de intervenção na turma proposta, a fim de explorar várias atividades referentes ao tema “Divisão Celular”. Ao término das atividades, os alunos foram avaliados mediante a análise de mapas conceituais construídos por eles. Em seguida, os aprendizes responderam um questionário, a fim de verificar a percepção dos mesmos diante desse método de avaliação. |
Abstract: | One of the goals of education is to promote meaningful learning content in different areas of science. However, measuring the degree of knowledge acquired by students in order to build significant changes in their conceptual systems is not an easy task. For this purpose, some authors recommend the educator, the use of concept maps as a means of learning assessment. Given the above, this article aims to analyze the effects of using concept maps as the assessment of meaningful learning content biology in a class of 1st year of high school to a state school education in the town of Lagarto - SE. To this end, there were lessons in the class action proposed in order to explore various activities related to the topic "Cell Division". At the end of activities, all students were evaluated by analyzing the concept maps constructed by them. Then, students study participants answered a questionnaire in order to verify the perception of learners against this method of assessment. |
Palavras-chave: | Ensino de biologia Mapas conceituais Aprendizagem significativa Conceptual maps Biology teaching Meaningful learning |
ISSN: | 1808-2793 |
Parte de : | Scientia Plena |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Associação Sergipana de Ciência |
Citação: | ROSA, I. S. C.; LANDIM, M. F. Mapas conceituais no ensino de Biologia: Um estudo sobre aprendizagem significativa. Scientia Plena, São Cristóvão, v. 11, n. 3, 2015. Disponível em: <https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/2039>. Acesso em: 10 jul. 2018. |
Licença: | Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8570 |
Aparece nas coleções: | DBI - Artigos de periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MapasConceituaisEnsinoBiologia.pdf | 450,85 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.