Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8640
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMatos, Elaine Cristine do Amarante-
dc.contributor.authorLandim, Myrna Friederichs-
dc.date.accessioned2018-07-18T23:26:02Z-
dc.date.available2018-07-18T23:26:02Z-
dc.date.issued2014-11-
dc.identifier.citationMATOS, E. C. do A.; LANDIM, M. F. O bioma caatinga em livros didáticos de ciências nas escolas públicas do alto sertão sergipano. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 7, n. 2, p.137-154, nov. 2014. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38219>. Acesso em: 18 jul. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn1982-5153-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8640-
dc.description.abstractTextbooks are fundamental tools in the teaching-learning process in basic education, and are therefore important in the construction of meanings by schoolchildren. Particularly in science education it is important that the content covered in these books hold discussions with the local reality. Therefore, this study investigated how the textbooks adopted by most schools of the state educational system of Sergipe located in the semiarid region of the state, depict the Caatinga biome in which they are situated. It was observed that the textbooks analyzed had erroneous and outdated information, which clashed with the current scientific research, emphasizing the need to update these textbooks in order to subsidize a more suitable and context related educational approach.por
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSCpt_BR
dc.relation.ispartofAlexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.subjectCaatingapor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectConhecimento científicopor
dc.subjectEnsino de ciênciaseng
dc.subjectTextbookeng
dc.subjectScientific knowledgepor
dc.titleO bioma caatinga em livros didáticos de ciências nas escolas públicas do alto sertão sergipanopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)pt_BR
dc.description.resumoOs livros didáticos são ferramentas fundamentais no processo de ensino-aprendizagem na educação básica, sendo, portanto, importantes na construção de significados de crianças em idade escolar. Particularmente no ensino de ciências é importante que os conteúdos abordados nesses livros dialoguem com a realidade local, pois trata-se do meio em que vivem e interagem. Por este motivo, este trabalho investigou como os livros didáticos mais adotados por escolas públicas da rede estadual de Sergipe, localizadas na região semiárida do estado, retratam o bioma Caatinga, no qual estão inseridas. Observou-se que os livros didáticos analisados apresentavam informações erradas e desatualizadas, as quais destoavam das pesquisas científicas atuais, ressaltando a necessidade de atualização dos livros didáticos para subsidiar uma prática docente mais adequada e contextualizada.pt_BR
dc.description.localFlorianópolispt_BR
Aparece nas coleções:DBI - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BiomaCaatingaLivrosDidaticos.pdf273,03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.