Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8711
Tipo de Documento: Artigo
Título: Análise da abordagem da flora nativa em livros didáticos de biologia usados em escolas de Aracaju - SE
Título(s) alternativo(s): Analysis of the native flora contents in biology textbooks used in schools of Aracaju – SE
Autor(es): Sales, Adeline Brito
Landim, Myrna Friederichs
Data do documento: Dez-2009
Resumo: Os ecossistemas nativos brasileiros vêm sendo destruídos desde o descobrimento e isto é, também, um problema educacional. Como o livro didático ainda é um dos recursos mais utilizados em sala de aula, foram selecionados os cinco livros mais utilizados em escolas de Aracaju, sendo analisado o modo como a flora nativa é abordada nestes. As plantas presentes no texto foram listadas e analisadas segundo os critérios: proporção entre texto e ilustração, uso da nomenclatura científica, conteúdos em que as plantas são abordadas e a identificação da origem da planta. Verificou-se que a maior parte dos exemplos de plantas são apresentados nos conteúdos relacionados à Morfologia e Importância Econômica das plantas, em forma de texto, sem relacionar a planta com o seu ambiente sendo esses exemplos, em sua maior parte, de plantas exóticas.
Abstract: The Brazilian native ecosystems have been destroyed since the country’s discovery by the Portuguese, and this fact is also an educational problem. Being the school books still one of the most used resources in classrooms, the five most used books in schools of Aracaju were selected and the way the native flora is showed in these books was analyzed. The plant species presented in the text were listed and analyzed according to the following criteria: proportion between text and illustration, use of scientific nomenclature, contexts in which the plants are presented, and identification of the plant origin. Most plant examples found are presented in the contents related to Plant Morphology and Economic Importance, in the text, without any relationship with their environment, being the majority of these examples related to exotic plants.
Palavras-chave: Flora nativa
Sergipe
Livro didático
Ensino de biologia
Native flora
School books
Biology teaching
ISSN: 1982-2413
Parte de : Experiências em Ensino de Ciências
Idioma: por
Instituição/Editora: Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
Citação: SALES, A. B.; LANDIM, M. F. Análise da abordagem da flora nativa em livros didáticos de biologia usados em escolas de Aracaju - SE. Experiências em Ensino de Ciências, Cuiabá, v. 4, n, 3. p. 17-29, dez. 2009. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/eenci/artigos/Artigo_ID86/v4_n3_a2009.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2018.
Licença: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8711
Aparece nas coleções:DBI - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaliseAbordagemFlora.pdf196,97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.