Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8735
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantos, Valquíria Modesto dos-
dc.date.accessioned2018-08-21T12:51:10Z-
dc.date.available2018-08-21T12:51:10Z-
dc.date.issued2016-11-27-
dc.identifier.citationSANTOS, Valquíria Modesto dos. Criação e avaliação do jogo "Dominó Mutante" como ferramenta de ensino em genética no ensino médio. São Cristóvão, SE, 2016. Monografia (Licenciatura em Biologia) - Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8735-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectEnsino de biologiapor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectGenéticapor
dc.subjectJogos educativospor
dc.titleCriação e avaliação do jogo "Dominó Mutante" como ferramenta de ensino em genética no ensino médiopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Valadares, Bruno Lassmar Bueno-
dc.description.resumoGenética é a área da biologia que estuda os mecanismos de transmissão e das características de espécies, passadas de uma geração para outra, além das variações que ocorrem na transmissão das características e a importância delas na constituição dos organismos e também para a construção de tecnologias. Segundo alguns autores e pelo que muitas vezes é visto em algumas salas de aula, a genética, como disciplina, não é bem aceita pela maioria dos discentes do ensino público em função de sua complexidade.O uso de jogos didáticos pode auxiliar na aprendizagem dos alunos e favorecer uma abrangência de conceitos de forma lúdica, promovendo uma melhor compreensão de conceitos e favorecendo, consequentemente a aprendizagem.O presente trabalho tem como sugestão um jogo didático que abrange o conteúdo de Mutações Gênicas e Cromossômicas com a possibilidade de aplicação nas aulas de Biologia do Ensino Médio.O dominó mutante surge como uma ferramenta didática, para auxílio no processo de ensino-aprendizagem de maneira lúdica. O jogo segue a mesma lógica do dominó tradicional, composto por 28 peças diferentes, e combina nomenclaturas e conceitos acerca do conteúdo sobre mutações gênicas e cromossômicas. O jogo foi aplicado para licenciandos do curso de Ciências Biológicas com o intuito de verificar seu uso como uma possível ferramenta didática em suas futuras aulas de Biologia. A coleta de dados foi feita através de questionários aplicados aos graduandos. O resultado obtido comprovou uma possível eficácia de sua aplicação. A construção e aplicação do jogo “dominó mutante” seguindo a metodologia proposta neste trabalho, permitiu verificar que o mesmo pode ser utilizado como uma ferramenta de apoio ao ensino. Promovendo uma melhor compreensão dos conceitos, pelos alunos, e favorecendo consequentemente a aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::GENETICApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SE.pt_BR
Appears in Collections:Biologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Valquiria_Modesto_Santos.pdf322,85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.