Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8735
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Valquíria Modesto dos | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-21T12:51:10Z | - |
dc.date.available | 2018-08-21T12:51:10Z | - |
dc.date.issued | 2016-11-27 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Valquíria Modesto dos. Criação e avaliação do jogo "Dominó Mutante" como ferramenta de ensino em genética no ensino médio. São Cristóvão, SE, 2016. Monografia (Licenciatura em Biologia) - Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8735 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Biologia | por |
dc.subject | Ensino de biologia | por |
dc.subject | Ensino médio | por |
dc.subject | Genética | por |
dc.subject | Jogos educativos | por |
dc.title | Criação e avaliação do jogo "Dominó Mutante" como ferramenta de ensino em genética no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Valadares, Bruno Lassmar Bueno | - |
dc.description.resumo | Genética é a área da biologia que estuda os mecanismos de transmissão e das características de espécies, passadas de uma geração para outra, além das variações que ocorrem na transmissão das características e a importância delas na constituição dos organismos e também para a construção de tecnologias. Segundo alguns autores e pelo que muitas vezes é visto em algumas salas de aula, a genética, como disciplina, não é bem aceita pela maioria dos discentes do ensino público em função de sua complexidade.O uso de jogos didáticos pode auxiliar na aprendizagem dos alunos e favorecer uma abrangência de conceitos de forma lúdica, promovendo uma melhor compreensão de conceitos e favorecendo, consequentemente a aprendizagem.O presente trabalho tem como sugestão um jogo didático que abrange o conteúdo de Mutações Gênicas e Cromossômicas com a possibilidade de aplicação nas aulas de Biologia do Ensino Médio.O dominó mutante surge como uma ferramenta didática, para auxílio no processo de ensino-aprendizagem de maneira lúdica. O jogo segue a mesma lógica do dominó tradicional, composto por 28 peças diferentes, e combina nomenclaturas e conceitos acerca do conteúdo sobre mutações gênicas e cromossômicas. O jogo foi aplicado para licenciandos do curso de Ciências Biológicas com o intuito de verificar seu uso como uma possível ferramenta didática em suas futuras aulas de Biologia. A coleta de dados foi feita através de questionários aplicados aos graduandos. O resultado obtido comprovou uma possível eficácia de sua aplicação. A construção e aplicação do jogo “dominó mutante” seguindo a metodologia proposta neste trabalho, permitiu verificar que o mesmo pode ser utilizado como uma ferramenta de apoio ao ensino. Promovendo uma melhor compreensão dos conceitos, pelos alunos, e favorecendo consequentemente a aprendizagem. | pt_BR |
dc.publisher.department | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS::GENETICA | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Valquiria_Modesto_Santos.pdf | 322,85 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.