Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8791
Document Type: Monografia
Title: Sobrevivência e comportamento do inquilino Inquilinitermes microcerus: efeito da parede do ninho e da presença do hospedeiro Constrictotermes sp
Authors: Cruz, Joseane Santos
Issue Date: 3-Nov-2016
Advisor: Araújo, Ana Paula Albano
Resumo : Ninhos de insetos sociais propiciam maior longevidade às suas colônias por representarem um espaço com condições internas constantes e, em parte, livre de inimigos. Por outro lado, tais características tornam os ninhos um ambiente atrativo para simbiontes. Ninhos construídos pelo cupim Constrictotermes sp. (hospedeiro) são frequentemente habitados por um inquilino obrigatório - o cupim Inquilinitermes microcerus - que ocupa principalmente a parte central destes ninhos. Aqui investigamos se o aparente isolamento de I. microcerus na parte central do ninho de Constrictotermes sp. pode estar relacionado à sua necessidade por esta estrutura (ex. para alimentação) ou a um possível escape da colônia hospedeira. Bioensaios foram realizados para analisar se a sobrevivência e o comportamento do inquilino são modulados pela presença do hospedeiro (proveniente de mesmo ou diferente ninho) e pelo contato dos inquilinos com as paredes (externa e interna) do ninho. A mortalidade dos inquilinos ocorreu mais rapidamente na presença do hospedeiro (proveniente de mesmo ou de diferentes ninhos), do que no tratamento controle. Houve maior mortalidade quando os indivíduos estavam em contato com a parede externa do ninho, comparado aos tratamentos em que estavam em contato com a parede interna e o controle. A velocidade de caminhamento e a distância percorrida por I. microcerus não diferiram significativamente entre os tratamentos: controle e presença do hospedeiro (de mesmo ou de diferentes ninhos). Por outro lado, os tratamentos contendo o substrato da parede (interna ou externa) reduziram a velocidade e a distância percorrida pelos indivíduos. Assim, o hospedeiro parece causar stress sobre I. microcerus, reduzindo sua sobrevivência. Nossos resultados, de forma geral, sugerem que os inquilinos adotam estratégias para evitar sua percepção por parte do hospedeiro.
Keywords: Biologia
Ensino de biologia
Cupim
Térmita
Insetos
Subject CNPQ: CIENCIAS BIOLOGICAS
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Department: DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial
Citation: CRUZ, Joseane Santos. Sobrevivência e comportamento do inquilino Inquilinitermes microcerus: efeito da parede do ninho e da presença do hospedeiro constrictotermes sp. Monografia (Bacharelado em Ciências Biológicas) - Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2016.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8791
Appears in Collections:Biologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Joseane_ Santos_ Cruz.pdf369,08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.