Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8823
Tipo de Documento: Monografia
Título: Transmissão vertical de arbovírus em populações de campo de Aedes aegypti da cidade de Laranjeiras, Sergipe, Brasil
Autor(es): Rekowsky, Belgrano Santiago dos Santos
Data do documento: 12-Mai-2017
Orientador: Santos, Roseli La Corte dos
Resumo: mosquito Aedes aegypti é o principal vetor responsável pela transmissão de diversos arbovírus como os vírus da dengue (DENV), zika (ZIKV), chikungunya e febre amarela. Estas doenças registram milhões de casos notificados anualmente no mundo todo. Devido a sua área de ocorrência, estima-se que mais de um terço da população mundial está passível de contato com este mosquito. A fêmea de Ae. aegypti é capaz de transmitir estes vírus verticalmente para sua prole na natureza, seja após infectarse através do repasto sanguíneo em hospedeiro portando o vírus, ou mediante infecção artificial em experimentos conduzidos em laboratório. Esse mecanismo de transmissão apresenta significado epidemiológico, considerando a capacidade de resistência à dessecação dos ovos de Ae. aegypti e ressalta a importância do controle das formas imaturas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a ocorrência da transmissão vertical dos arbovírus da dengue e zika em populações de Ae. aegypti provenientes da cidade de Laranjeiras, Sergipe. Foram instaladas ovitrampas para obtenção de ovos do mosquito e manutenção de colônia em insetário, onde foram criadas duas gerações, para posterior realização de testes moleculares. Após as etapas de extração de RNA e confecção de cDNA, as amostras foram submetidas à PCR, visando a detecção dos arbovírus. Das amostras testadas para os arbovírus nenhuma apresentou resultado positivo para detecção de dengue e zika.
Palavras-chave: Biologia
Ensino de biologia
Aedes aegypti
Laranjeiras (SE)
Dengue
Zika
Mosquitos
Epidemias
Saúde pública
área CNPQ: CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA::BIOLOGIA E FISIOLOGIA DOS MICROORGANISMOS::VIROLOGIA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial
Citação: REKOWSKY, Belgrano Santiago dos Santos. Transmissão vertical de arbovírus em populações de campo de Aedes aegypti da cidade de Laranjeiras, Sergipe, Brasil. Monografia (Bacharelado em Biologia) - Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8823
Aparece nas coleções:Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Belgrano_Santiago_Santos_Rekowsky.pdf563,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.