Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8837
Tipo de Documento: Artigo
Título: A relação entre a escrita e a funcionalidade da língua portuguesa
Autor(es): Nunes, Katherine Souza Costa
Santana, Edineide
Nascimento, Marilene Batista da Cruz
Data do documento: Mar-2015
Resumo: Este artigo tem como objetivo descrever a relação entre a escrita, o uso da linguagem coloquial e formal e a funcionalidade da língua; descrever a relevância dos gêneros textuais para o processo de leitura e escrita na escola, a fim de obter um ensino de Língua Portuguesa voltado para a realidade do aluno. Esta pesquisa foi realizada por meio de livros, revistas científicas, artigos e dissertações que ajudaram a construir o conhecimento sobre a abordagem os conteúdos gramaticais, levando-se em consideração a função da gramática e como consequência o interesse do aluno pela disciplina. A escola tradicional ainda adota o uso da gramática normativa como mecanismo de aprendizagem. Porém, é possível o estudo da gramática nos gêneros textuais, aproximando a teoria à realidade do aluno. E dessa forma, melhorar a qualidade da educação formal, principalmente quanto às habilidades de leitura e escrita.
Abstract: This article aims to describe the relationship between writing, the use of colloquial and formal language and the functionality of the language; describe the relevance of genres to the process of reading and writing in school, in order to obtain a Portuguese Language teaching facing the reality of the student. This research was conducted through books, journals, articles and dissertations that helped build the knowledge of the grammatical content approach, taking into account the role of grammar and as a result the student’s interest in the discipline. Traditional schools still adopts the use of normative grammar as a learning mechanism. However, it is possible the study of grammar in text genres approaching the theory to the student’s reality. And thus, improve the quality of formal education, especially regarding reading and writing skills.
Palavras-chave: Escrita
Gêneros textuais
Gramática
Língua
Writing
Textual genres
Grammar
Language
ISSN: 2316-3143
Parte de : Cadernos de Graduação - Ciências Humanas e Sociais
Idioma: por
Instituição/Editora: Universidade Tiradentes (UNIT)
Citação: NUNES, K. S. C.; SANTANA, E.; NASCIMENTO, M. B. da C. A relação entre a escrita e a funcionalidade da língua portuguesa. Cadernos de Graduação - Ciências Humanas e Sociais, Aracaju, v. 2, n. 3, p. 75-85, mar. 2015. Disponível em: <https://periodicos.set.edu.br/index.php/cadernohumanas/article/view/2007>. Acesso em: 03 set. 2018.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8837
Aparece nas coleções:DEDI - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EscritaFuncionalidadeLinguaPortuguesa.pdf200,02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.