Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8837
Tipo de Documento: | Artigo |
Título: | A relação entre a escrita e a funcionalidade da língua portuguesa |
Autor(es): | Nunes, Katherine Souza Costa Santana, Edineide Nascimento, Marilene Batista da Cruz |
Data do documento: | Mar-2015 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo descrever a relação entre a escrita, o uso da linguagem coloquial e formal e a funcionalidade da língua; descrever a relevância dos gêneros textuais para o processo de leitura e escrita na escola, a fim de obter um ensino de Língua Portuguesa voltado para a realidade do aluno. Esta pesquisa foi realizada por meio de livros, revistas científicas, artigos e dissertações que ajudaram a construir o conhecimento sobre a abordagem os conteúdos gramaticais, levando-se em consideração a função da gramática e como consequência o interesse do aluno pela disciplina. A escola tradicional ainda adota o uso da gramática normativa como mecanismo de aprendizagem. Porém, é possível o estudo da gramática nos gêneros textuais, aproximando a teoria à realidade do aluno. E dessa forma, melhorar a qualidade da educação formal, principalmente quanto às habilidades de leitura e escrita. |
Abstract: | This article aims to describe the relationship between writing, the use of colloquial and formal language and the functionality of the language; describe the relevance of genres to the process of reading and writing in school, in order to obtain a Portuguese Language teaching facing the reality of the student. This research was conducted through books, journals, articles and dissertations that helped build the knowledge of the grammatical content approach, taking into account the role of grammar and as a result the student’s interest in the discipline. Traditional schools still adopts the use of normative grammar as a learning mechanism. However, it is possible the study of grammar in text genres approaching the theory to the student’s reality. And thus, improve the quality of formal education, especially regarding reading and writing skills. |
Palavras-chave: | Escrita Gêneros textuais Gramática Língua Writing Textual genres Grammar Language |
ISSN: | 2316-3143 |
Parte de : | Cadernos de Graduação - Ciências Humanas e Sociais |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Universidade Tiradentes (UNIT) |
Citação: | NUNES, K. S. C.; SANTANA, E.; NASCIMENTO, M. B. da C. A relação entre a escrita e a funcionalidade da língua portuguesa. Cadernos de Graduação - Ciências Humanas e Sociais, Aracaju, v. 2, n. 3, p. 75-85, mar. 2015. Disponível em: <https://periodicos.set.edu.br/index.php/cadernohumanas/article/view/2007>. Acesso em: 03 set. 2018. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8837 |
Aparece nas coleções: | DEDI - Artigos de periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EscritaFuncionalidadeLinguaPortuguesa.pdf | 200,02 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.