Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8856
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Nazaré Inácia Dias-
dc.contributor.authorRamos, Karolline Silva Boaventura-
dc.contributor.authorNascimento, Marilene Batista da Cruz-
dc.date.accessioned2018-09-05T16:12:37Z-
dc.date.available2018-09-05T16:12:37Z-
dc.date.issued2016-05-
dc.identifier.citationSANTOS, N. I. D.; RAMOS, K. S. B.; NASCIMENTO, M. B. da C. Ensino e aprendizagem de ciências e biologia: estado do conhecimento na perspectiva da educação básica (2011-2012). In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 9.; FÓRUM PERMANENTE INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO EDUCACIONAL, 10., 2016, Aracaju. Anais eletrônicos... Aracaju: UNIT, 2016. Disponível em: <https://eventos.set.edu.br/index.php/enfope/article/view/2693>. Acesso: 05 set. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2179-0663-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8856-
dc.description.abstractThis article aims to discuss the interrelationships between the teaching and learning of Science and Biology from the production of Higher Education Training Coordination (Capes) in the 2011-2012 period, in order to identify the meanings and scope theoretical and methodological. This is a theoretical research, called state of knowledge, contributing to the creation of the conceptual field of the area with new information and data on what has been published in post-graduate studies in Brazil. Therefore, we carried out a survey through the brief reading of the titles and abstracts of theses and dissertations published in the mentioned period. The results were discussed in the light of discursive textual analysis that is based on the deconstruction process of abstracts by unitarization, categorization and interpretation. In the analysis process emerged the categories teaching and learning; scientific knowledge. It was concluded that the work approaches have focused on teacher practice with descriptions of teaching materials, methodologies and lessons learning indicators. Also value new meaning ownership of the foundations of science and biology in basic education, with a view to overcoming the deck idea these disciplines are merely content.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão Socioeducacional e Formação de Professor da Universidade Tiradentes (GPGFOP/Unit/CNPq)pt_BR
dc.relation.ispartofIX Encontro Internacional de Formação de Professores (Enfope) / X Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional (Fopie)pt_BR
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectCiências biológicaspor
dc.subjectEstado do conhecimentopor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectBiological scienceseng
dc.subjectKnowledge stateeng
dc.subjectBasic educationeng
dc.titleEnsino e aprendizagem de ciências e biologia: estado do conhecimento na perspectiva da educação básica (2011-2012)pt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacionalpt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem por objetivo discutir as inter-relações entre o ensino e a aprendizagem de Ciências e Biologia a partir das produções da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes) no período de 2011-2012, com vistas à identificação dos significados e da abrangência teóricometodológica. Trata-se de uma pesquisa teórica, denominada estado do conhecimento, que contribui para a constituição do campo conceitual da área com novas informações e dados sobre o que se tem publicado na pós-graduação stricto sensu no Brasil. Para tanto, realizou-se um levantamento por meio da leitura flutuante dos títulos e dos resumos das teses e dissertações publicadas no período mencionado. Os resultados foram trabalhados à luz da análise textual discursiva que se fundamenta no processo de desconstrução dos resumos por meio da unitarização, da categorização e da interpretação. No processo da análise emergiram as categorias ensino e aprendizagem; conhecimento científico. Concluiu-se que os trabalhos apresentam enfoques voltados à prática do professor com descrições de material didático, metodologias de aulas e indicadores de aprendizagem. Também valorizam a apropriação ressignificada dos fundamentos da Ciência e da Biologia na educação básica, com vistas à superação da ideia de que essas disciplinas sejam meramente conteudistas.pt_BR
dc.description.localAracaju, SEpt_BR
Aparece nas coleções:DEDI - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CienciasBiologiaEducacaoBasica.pdf206,01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.