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dc.contributor.authorNepomuceno, Aline Lima de Oliveira-
dc.date.accessioned2018-09-05T19:27:12Z-
dc.date.available2018-09-05T19:27:12Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationNEPOMUCENO, A. L. O. Desvelando metodologias para a educação ambiental em escolas: sentidos, discursos e práticas. Revista Sergipana de Educação Ambiental, São Cristóvão, v. 1, n. 1, p. 53-68, 2014. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/revisea/article/view/3207/2801>. Acesso em: 5 set. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2359-4993-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8859-
dc.description.abstractEnvironmental education rises due to the sensibility to ally scientific, technologic, artistic and cultural knowledges to a new conscience of values of respect for human beings and for natural resources, under the perspective on helping to form an impeller mentality of construction of a new emancipator paradigm. Considering these assertives, in this essay, we discuss the importance of the methodologies in environmental educational thinking and doing in line with Critical Environmental Education. Understanding them as tools for changes of the anti-democratic society, subversive of financial capital. Thus, with the objective of reflecting and pointing ways to consolidation of the Critial Environmental Education, we seek to discuss minimally about these methodologies and their respective potentialities for emancipation and transformation of the dominant order found in exclusion regime of social relations and, mainly, of the relation between human being and nature.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental – GEPEASE/UFS ; Projeto Sala Verde/UFSpt_BR
dc.subjectEducação ambiental formalpor
dc.subjectMetodologiaspor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectFormal environmental educationeng
dc.subjectMethodologieseng
dc.subjectTeaching practiceeng
dc.titleDesvelando metodologias para a educação ambiental em escolas: sentidos, discursos e práticaspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0)pt_BR
dc.description.resumoA Educação Ambiental (EA) nasce da sensibilidade de aliar conhecimento científico, tecnológico, artístico e cultural a uma nova consciência de valores, de respeito aos seres humanos e aos recursos naturais, com perspectiva de ajudar a formar uma mentalidade impulsionadora da construção de um novo paradigma emancipador. Partindo dessas assertivas, neste ensaio, discute-se a importância das metodologias no pensar e no fazer educativo ambiental em sintonia com a EA Crítica. Entendendo-as como ferramentas de mudança da sociedade antidemocrática, subversiva ao capital financeiro. Assim, com o objetivo de refletir e apontar caminhos de consolidação da EA Crítica, busca-se discutir minimamente sobre essas metodologias e suas respectivas potencialidades para a emancipação e transformação da ordem dominante, instaurada no regime de exclusão das relações sociais e, sobretudo, da relação ser humano e natureza.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão - SEpt_BR
Aparece en las colecciones: DBI - Artigos de periódicos

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