Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/944
Document Type: Dissertação
Title: Formação de professores para o uso das tecnologias : o caso dos professores de inglês do ensino fundamental das escolas da rede municipal de ensino de Aracaju
Authors: Nascimento, Ana Karina de Oliveira
Issue Date: 9-May-2007
Abstract: O presente trabalho de pesquisa objetivou verificar a formação continuada de professores para o uso das tecnologias ao examinar como estão ou não sendo utilizadas as tecnologias, em especial o computador e a internet, pelos professores de língua inglesa do ensino fundamental das escolas da rede municipal de ensino de Aracaju-SE, e em que proporção elas podem contribuir com o processo educativo. Com vistas a embasar a pesquisa empírica, um esforço teórico foi empreendido, levando à reflexão acerca das determinações dos processos socioeconômicos, políticos e culturais em curso, na atual etapa do capitalismo mundial, num contexto em que cresce a importância atribuída à língua inglesa, bem como a inserção das tecnologias da informação e comunicação. Analisaram-se também, as políticas de formação continuada dirigida aos docentes, além das políticas públicas de informatização da educação, com o intuito de se entender a realidade local e compará-la com os desenvolvimentos na aprendizagem de línguas mediada por computador. Tratou-se de pesquisa bibliográfica, documental e empírica, a última utilizando como instrumento a entrevista semi-estuturada e tendo como amostra não-probabilística intencional, 9 professores de inglês de 6 escolas municipais, 26,5% do número total de docentes de língua inglesa que atuam no ensino fundamental da rede. Os resultados encontrados apontam para a inexistência de políticas públicas de formação docente para a utilização das tecnologias, para a ineficiência do ensino de língua inglesa, e a ineficácia dos programas de formação continuada oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação. Ou seja, de maneira mais ampla, o estudo constatou que as tecnologias da informação e comunicação são estabelecidas à margem do processo educativo.
Keywords: Formação de professores
Ensino fundamental
Ensino de língua inglesa
Língua inglesa
Tecnologias da informação e comunicação (TIC)
Políticas educacionais
Políticas públicas
Formação continuada
Citation: NASCIMENTO, A. K. O. Formação de professores para o uso das tecnologias: o caso dos professores de inglês do ensino fundamental das escolas da rede municipal de ensino de Aracaju. 2007. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Núcleo de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2013.
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/944
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FormacaoProfessoresTecnologia.pdf758,48 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.