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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9473
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Dimensão investigativa : uma análise a partir do estágio curricular obrigatório na área da saúde |
Autor(es): | Silva, Ana Taynara do Rosário |
Data do documento: | 7-Nov-2017 |
Orientador: | Gonçalves, Maria da Conceição Vasconcelos |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma análise da dimensão investigativa a partir dos relatórios de estágio curricular obrigatório na área da saúde da Universidade Federal de Sergipe dos anos de 2007 a 2015. Sua relevância encontra-se na necessidade de discutir a respeito da temática e objeto, uma vez que expressacomo esta se caracteriza e aparece num dos momentos de maior importância da formação profissional, o estágio.Teve como principal objetivo identificar como os/as discentes/estagiários/as entendem e fazem uso da dimensão investigativa em sua intervenção de estágio. Foi fundamentada no materialismo histórico dialético e caracterizou-se como documental, encontramos um total de sessenta e quatro relatórios de estágio na saúde, destes analisamos vinte, contemplando as mais diversas instituições de saúde, das quais tiveram maior representatividade os Hospitais e Unidades de Saúde da Família. A análise feita dos documentos que norteiam o estágio tornou claro que a dimensão investigativa é compreendida por estes como constitutiva da formação e exercício profissional, devendo ser indissociável da dimensão interventiva. Os resultados mostraram que os/as discentes/estagiários/as entendem a importância da relação teoria-prática como unidade e indicam que a dimensão investigativa foi utilizada, em momentos como ação investigativa em outros como postura investigativa, porém não houve uma explicação sobre o seu conceito. Palavras-chave: |
Abstract: | Thispaperpresentsananalysisoftheresearchdimensionfromthereportsofcompulsory curricular traineeship in thehealthareaof the Federal Universityof Sergipe from 2007 to 2015. Its relevance lies in theneedtodiscussthethemeandobjectoncewhich expresses howthisischaracterizedandappears in oneofthemostimportantmomentsof professional training, theinternship. Its mainobjectivewastoidentifyhowthestudents / trainees understandandmake use oftheinvestigativedimension in theirinternshipintervention. It wasbasedondialecticalhistoricalmaterialismandwascharacterized as documentary, wefound a total ofsixty-four healthinternshipreports, ofwhichweanalyzedtwenty, contemplatingthemostdiversehealthinstitutions, ofwhichtheHospitalsand Health Unitsofthe Family. The analysisofthedocumentsthatguidethestagemade it clearthattheinvestigativedimensionisunderstoodbythese as constitutiveof training and professional practice, and must beinseparablefromtheinterventiondimension. The resultsshowedthatthestudents / trainees understandtheimportanceofthetheory-practicerelationship as a unitandindicatethattheinvestigativedimensionwasused, in momentslikeinvestigativeaction in others as investigativestance, buttherewas no explanationabout its concept. |
Palavras-chave: | Serviço social Ensino de serviço social Formação profissional Saúde Internship Researchdimension Professional qualification Cheers Estágios |
área CNPQ: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Departamento: | DSS - Departamento de Serviço Social – São Cristóvão - Presencial |
Citação: | SILVA, Ana Taynara do Rosário. Dimensão investigativa : uma análise a partir do estágio curricular obrigatório na área da saúde. São Cristóvão, SE, 2017. Monografia (Bacharelado em Serviço Social) - Departamento de Serviço Social, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, 2017. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9473 |
Aparece nas coleções: | Serviço Social |
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