Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9524
Tipo de Documento: Anais completos de Eventos
Título: VIII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" - Eixo 18 - Formação de professores. Memórias e narrativas
Título(s) alternativo(s): • Adriana Cavalcanti dos Santos - O observatório de leitura como contributo à formação inicial do pedagogo: diálogo entre universidade e escolas públicas
• Aizzi Vanja Mota Melo - Educação de jovens e adultos: contribuições da formação inicial na prática docente dos professores de língua portuguesa e de matemática
• Akistenia Elza Santos Ferreira - Professores de primeiras letras em Sergipe: por trás dos mapas escolares (1835)
• Aline Moura Domingues - A oralidade presente na obra “El Hablador”
• Aline Patrícia Sobral dos Santos - Ensino de filosofia: desafios das escolas públicas da 2ª CRE de Alagoas
• Amarildo Calabrez - Centralidade do professor pedagogo no contexto do debate acadêmico: formação e prática pedagógica
• Ana Carla de Oliveira Santos - Identificando modelos mentais de equilíbrio químico: uma alternativa para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem
• Ana Lúcia Santos Souza - As concepções de prática de um grupo de licenciandas em pedagogia
• Anderson de Araujo Reis - A consciência em educação ambiental dos alunos de pedagogia nas instituições de ensino superior no município de Aracaju
• Andréia Migon Zanella - Formação de professores da educação básica: importância do trabalho coletivo no desenvolvimento de atividades integradas de ensino
• Andresso Marques Torres - A formação de professores: os desafios enfrentados por professores iniciantes formados em pedagogia na cidade de Santana Do Ipanema/AL
• Anne Emilie Souza de Almeida Cabral - História, memória e identidade: aspectos metodológicos de pesquisa
• Antonio Carlos Santos de Lima - Curso de letras a distância do IFAL: uma reflexão sobre o perfil do licenciando e a formação do professor
• Assicleide da Silva Brito - Reflexões sobre os saberes docentes e a formação de professores/as de química
• Ayza Rafaela Damasceno Ramalho - Relato de uma estagiária: observação de aulas de filosofia no ensino médio
• Carlos Guilherme Maciel Regus - Profissionalidade docente: observações de um professor “também” militar
• Cindy Cheyllone Gonçalves Alves - Em busca de alternativas para o novo educador
• Conceição Maria Alves Sobral - Os saberes profissionais das professoras da educação infantil
• Cristiane Teixeira Machado - A importância do estagio supervisionado para a formação docente: relato de uma experiência
• Daniela Santos Silva - Reflexões sobre a importância da formação de profissionais atuantes na educação de jovens e adultos
• Egeslaine De Nez - Formação continuada para docentes da educação superior: limites e desafios regionais
• Elenilda Alves Brandão - Arché, subjetivação e currículo nas dobras da produção de si: como se vem a ser professor de filosofia
• Elian Sandra Alves de Araújo - A formação de professores para o ensino de ciências e biologia: uma análise dos projetos das universidades públicas de Alagoas
• Eliane Vasconcelos Oliveira - formação de professores
• Elias Souza dos Santos - Genaro Plech e Alfeu Menezes: docentes da disciplina canto orfeônico da Escola Normal de Aracaju
• Elisangela Christiane de Pinheiro Leite - A utilização da estratégia professor em ação dramática na docência com crianças pequenas
• Elisangela Rovaris Nesi - A formação continuada do professor de matemática no PDE- reflexões ideológicas e possibilidades de mudança
• Elizete Santos Balbino - Formação continuada e pesquisa-ação: saberes produzidos em sala de aula e suas contribuições para a educação básica e o setor moveleiro do município de Arapiraca – AL
• Erica Costa Alves - A importância do estágio supervisionado na prática do ensino em ciências
• Givaldo Santos Sena - Debutar na formação de professor/a: eis a questão
• Givaldo Santos Sena - A iniciação à docência e suas implicações na formação de professor e professora: “e fui embora pra casa”
• Ildo Emmanuel Ribeiro da Silva Santos - Leitura: metodologia de ensino
• Inalda Maria Duarte de Freitas - Docentes e discentes aprendem a pesquisar através da metodologia em educação: reflexões e experiências vivenciadas no estágio
• Isabela Benevides de Melo - No artesanato da vida os movimentos de professoralização
• Isabela Benevides De Melo - Tecendo a professoralidade: as linhas da vida e da escola
• Ivana Conceição de Deus Nogueira - Na vida, a gênese da professoralidade
• Jefferson dos Santos Ferreira - Prescrições para o ensino de aritmética da escola primária em Sergipe: uma investigação sobre conteúdos, métodos e recursos (1901-1930)
• Jefferson Silva Costa - Desvelando a profissão professor: um relato de experiência sobre o estágio supervisionado em ciências e biologia
• Jéssica Cravo Santos - A trajetória de formação e de atuação de José Nunes de Vasconcelos em Sergipe (1968 – 1996)
• Jislaine Lima da Silva - Estágio supervisionado e a prática pedagógica em geografia: uma abordagem a partir da vivência escolar
• Jislaine Lima da Silva - A práxis pedagógica no ensino em geografia: primeiras experiências na formação do docente
• João Paulo Gama Oliveira - Traços do cotidiano da formação de professores sergipanos em meados do século XX
• Joaquim Francisco Soares Guimarães - A composição da professora Risoneuma Soares Feitosa: biografia construída na educação
• José Danilo Santos Cavalcanti de Araujo - O programa de monitoria na formação do futuro docente de geografia: do planejamento à práxis
• José Santos de Sá - O ensino de inglês e memórias negativas no aprendizado
• Josefa Dielle Nunes Da Silva - De engenheiros a professores do departamento de matemática: uma história da formação e atuação de Albano de Menezes Prado e José Augusto Machado de Almeida
• Josiene dos Santos Ferreira - Recuperando as memórias positivas dos bolsistas do PIBID – Letras Inglês da UFS no aprendizado de línguas
• Josue Leite dos Santos - Bairro-Escola Rio Vermelho e formação de professores: laboratório experimental em educação integral inovadora
• Juliana Lima-Araújo – “Ser professor é...”: sentidos de docência nos discursos de professores universitários aposentados
• Kleiton Linhares - Lei 10.639/2003: currículo, aplicabilidade e formação de professores das/nas escolas municipais de Cascavel – PR
• Laís Reis Ribeiro - Diversidade cultural e formação docente: reflexões sobre o currículo de um curso de pedagogia em um contexto interétnico
• Laura Camila Braz de Almeida - A intertextualidade implícita: leitura e construção discursiva do sentido
• Leonaira Morgana da Silva Melo - A experiência na implantação de práticas de ensino das relações étnico-raciais no curso de pedagogia da Universidade Federal de Alagoas
• Lilian Alves Moura de Jesus - Centro Social "Paulo VI": um legado educacional
• Lilian Lima Pereira - Narrativas do cotidiano nos ciclos de formação humana: vivências docentes no contexto escolar
• Lívia Limeira Alves - Experiências de um professor: narrativas e descrições a partir de uma prática intergrada das disciplinas de didática e prática ii e planejamento e projetos pedagógicos
• Luciene Costa Santana da Cunha - Formação do professor e sua influência no processo de ensino e de aprendizagem
• Maria de Cássia Passos Brandão Gonçalves - A pesquisa como eixo estruturante da formação de professor num continuum de formação tecido entre professores experientes e professores acadêmicos
• Maria Emérita Jaqueira Fernandes - Histórias de vida e (auto)biografia : experiências estéticas no campo da formação de professores
• Maria Fernanda de Oliveira Souza - O estágio supervisionado na formação continuada da educação a distância
• Marinalva Batista dos Santos Neves - Autobiografia como proponente de modificações nos processos de ensino-aprendizagem na educação básica
• Marineiva Moro Campos de Oliveira - Programas de formação do alfabetizador: caminho nada suave entre sujeitos e práticas de leitura e escrita
• Maura Cristiane Santana Carneiro - Formação de professores: identidade docente e relações interpessoais na escola de educação profissional de nível médio
• Maximiano Martins de Meireles - Escritas pedagógicas, formação e prática educativa: a memória no contexto de Tucano-BA
• Maximiano Martins de Meireles - O professor em Durkheim e Freire: discursos e identidades docentes
• Maximiano Martins de Meireles - João e suas travessias: narrativas de um professor em formação
• Monica Lopes Folena Araújo - Vivenciando o referencial freireano na formação de professores de ciências e biologia: experiências do PIBID biologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco
• Monique Millet de Lima - Formação e atuação docente: limites e possibilidades
• Monique Millet de Lima - Vida de professora: da estagiária que acalma o mar, à professora que guarda tamanhos segredos
• Najó Glória dos Santos - Contribuições do método autobiográfico para formação interdisciplinar docente
• Paulo Heimar Souto - Trajetórias de vidas escolares de egressos de licenciaturas na educação a distância em Sergipe
• Rita de Cássia Santos Côrtes - As tessituras biográficas da professoralidade
• Rony Rei do Nascimento Silva - Caminhos e possibilidades na iniciação científica: as contribuições do projeto "Memória Oral da Educação Sergipana"
• Roseli Chagas de Santana - Construção de um eu: narrativa (auto) biográfica do tornar-se professora
• Roseli Chagas de Santana - Educação na contemporaneidade: experiência docente com o ensino fundamental I, numa escola soteropolitana
• Rosemary da Silva Souza - Um relato de experiência: as primeiras aproximações com a prática docente
• Rúbia Mara de Sousa Lapa Cunha - Os princípios fundantes da formação das professoras de primeiras letras: religiosidade, ética e moral como dispositivos de saberes
• Sidney Leal dos Santos - Formação de professores para educação profissional e as contribuições da gestão do conhecimento
• Silvana Souza Peres de Oliveira - Contribuições à formação de professores no contexto do programa nacional de educação do campo
• Silvia Cinelli Quaranta - Dilemas da presença do professor de educação física na educação infantil
• Simone Miranda Chaves - (Entre) olhares sobre a docência universitária: perspectivas, dilemas e reflexões
• Suzana Alves Nogueira - Trajetórias formativas de professores de educação física e suas representações no trato pedagógico com alunos com deficiência
• Suzana Alves Nogueira - A formação de professores e seus reflexos na organização da prática pedagógica no atendimento educacional especializado
• Tatianacibele Vieira Ramos - O manifesto dos pioneiros e a renovação educacional: memórias e narrativas de professores sergipanos
• Wellington Amâncio da Silva - A ecologia de saberes docente - narrativas sobre o lugar de habitar e territorialidade
• Wilma Fernandes Rocha - Uma comparação entre o programa de 1917, a arithmetica elementar de Trajano e os cadernos de arithmetica escolar de Ramon Roca Dordal
Data do documento: Set-2014
Palavras-chave: Educação
Formação de professores
Memória
Narrativas
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do VIII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Citação: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 8., 2014, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2014. Disponível em: <http://educonse.com.br/viiicoloquio/publicacao_eixos.asp>. Acesso em: 31 out. 2018.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9524
Aparece nas coleções:Anais 2014 - VIII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1.pdfO observatório de leitura como contributo à formação inicial do pedagogo: diálogo entre universidade e escolas públicas294,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2.pdfEducação de jovens e adultos: contribuições da formação inicial na prática docente dos professores de língua portuguesa e de matemática255,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
3.pdfProfessores de primeiras letras em Sergipe: por trás dos mapas escolares (1835)241,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
4.pdfA oralidade presente na obra “El Hablador”302,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
5.pdfEnsino de filosofia: desafios das escolas públicas da 2ª CRE de Alagoas369,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
6.pdfCentralidade do professor pedagogo no contexto do debate acadêmico: formação e prática pedagógica291,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
7.pdfIdentificando modelos mentais de equilíbrio químico: uma alternativa para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem336,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
8.pdfAs concepções de prática de um grupo de licenciandas em pedagogia261,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
9.pdfA consciência em educação ambiental dos alunos de pedagogia nas instituições de ensino superior no município de Aracaju259,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
10.pdfFormação de professores da educação básica: importância do trabalho coletivo no desenvolvimento de atividades integradas de ensino319,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
11.pdfA formação de professores: os desafios enfrentados por professores iniciantes formados em pedagogia na cidade de Santana Do Ipanema/AL237,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
12.pdfHistória, memória e identidade: aspectos metodológicos de pesquisa243,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
13.pdfCurso de letras a distância do IFAL: uma reflexão sobre o perfil do licenciando e a formação do professor300,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
14.pdfReflexões sobre os saberes docentes e a formação de professores/as de química274,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
15.pdfRelato de uma estagiária: observação de aulas de filosofia no ensino médio231,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
16.pdfProfissionalidade docente: observações de um professor “também” militar349,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
17.pdfEm busca de alternativas para o novo educador233,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
18.pdfOs saberes profissionais das professoras da educação infantil283,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
19.pdfA importância do estagio supervisionado para a formação docente: relato de uma experiência217,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
20.pdfReflexões sobre a importância da formação de profissionais atuantes na educação de jovens e adultos220,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
21.pdfFormação continuada para docentes da educação superior: limites e desafios regionais339,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
22.pdfArché, subjetivação e currículo nas dobras da produção de si: como se vem a ser professor de filosofia304,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
23.pdfA formação de professores para o ensino de ciências e biologia: uma análise dos projetos das universidades públicas de Alagoas354,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
24.pdfFormação de professores235,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
25.pdfGenaro Plech e Alfeu Menezes: docentes da disciplina canto orfeônico da Escola Normal de Aracaju311,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
26.pdfA utilização da estratégia professor em ação dramática na docência com crianças pequenas284,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
27.pdfA formação continuada do professor de matemática no PDE- reflexões ideológicas e possibilidades de mudança295,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
28.pdfFormação continuada e pesquisa-ação: saberes produzidos em sala de aula e suas contribuições para a educação básica e o setor moveleiro do município de Arapiraca – AL284,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
29.pdfA importância do estágio supervisionado na prática do ensino em ciências253,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
30.pdfDebutar na formação de professor/a: eis a questão267,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
31.pdfA iniciação à docência e suas implicações na formação de professor e professora: “e fui embora pra casa”220,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
32.pdfLeitura: metodologia de ensino246,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
33.pdfDocentes e discentes aprendem a pesquisar através da metodologia em educação: reflexões e experiências vivenciadas no estágio363,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
34.pdfNo artesanato da vida os movimentos de professoralização236,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
35.pdfTecendo a professoralidade: as linhas da vida e da escola239,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
36.pdfNa vida, a gênese da professoralidade283,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
37.pdfPrescrições para o ensino de aritmética da escola primária em Sergipe: uma investigação sobre conteúdos, métodos e recursos (1901-1930)334,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
38.pdfDesvelando a profissão professor: um relato de experiência sobre o estágio supervisionado em ciências e biologia306,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
39.pdfA trajetória de formação e de atuação de José Nunes de Vasconcelos em Sergipe (1968 – 1996)402,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
40.pdfEstágio supervisionado e a prática pedagógica em geografia: uma abordagem a partir da vivência escolar260,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
41.pdfA práxis pedagógica no ensino em geografia: primeiras experiências na formação do docente245,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
42.pdfTraços do cotidiano da formação de professores sergipanos em meados do século XX295,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
43.pdfA composição da professora Risoneuma Soares Feitosa: biografia construída na educação381,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
44.pdfO programa de monitoria na formação do futuro docente de geografia: do planejamento à práxis260,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
45.pdfO ensino de inglês e memórias negativas no aprendizado254,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
46.pdfDe engenheiros a professores do departamento de matemática: uma história da formação e atuação de Albano de Menezes Prado e José Augusto Machado de Almeida250,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
47.pdfRecuperando as memórias positivas dos bolsistas do PIBID – Letras Inglês da UFS no aprendizado de línguas247,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
48.pdfBairro-Escola Rio Vermelho e formação de professores: laboratório experimental em educação integral inovadora289,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
49.pdf“Ser professor é...”: sentidos de docência nos discursos de professores universitários aposentados281,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
50.pdfLei 10.639/2003: currículo, aplicabilidade e formação de professores das/nas escolas municipais de Cascavel – PR271,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
51.pdfDiversidade cultural e formação docente: reflexões sobre o currículo de um curso de pedagogia em um contexto interétnico243,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
52.pdfA intertextualidade implícita: leitura e construção discursiva do sentido284,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
53.pdfA experiência na implantação de práticas de ensino das relações étnico-raciais no curso de pedagogia da Universidade Federal de Alagoas306,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
54.pdfCentro Social "Paulo VI": um legado educacional266,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
55.pdfNarrativas do cotidiano nos ciclos de formação humana: vivências docentes no contexto escolar259,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
56.pdfExperiências de um professor: narrativas e descrições a partir de uma prática intergrada das disciplinas de didática e prática ii e planejamento e projetos pedagógicos210,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
57.pdfFormação do professor e sua influência no processo de ensino e de aprendizagem273,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
58.pdfA pesquisa como eixo estruturante da formação de professor num continuum de formação tecido entre professores experientes e professores acadêmicos260,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
59.pdfHistórias de vida e (auto)biografia : experiências estéticas no campo da formação de professores275,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
60.pdfO estágio supervisionado na formação continuada da educação a distância232,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
61.pdfAutobiografia como proponente de modificações nos processos de ensino-aprendizagem na educação básica389,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
62.pdfProgramas de formação do alfabetizador: caminho nada suave entre sujeitos e práticas de leitura e escrita293,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
63.pdfFormação de professores: identidade docente e relações interpessoais na escola de educação profissional de nível médio285,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
64.pdfEscritas pedagógicas, formação e prática educativa: a memória no contexto de Tucano-BA243,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
65.pdfO professor em Durkheim e Freire: discursos e identidades docentes259,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
66.pdfJoão e suas travessias: narrativas de um professor em formação256,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
67.pdfVivenciando o referencial freireano na formação de professores de ciências e biologia: experiências do PIBID biologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco272,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
68.pdfFormação e atuação docente: limites e possibilidades225,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
69.pdfVida de professora: da estagiária que acalma o mar, à professora que guarda tamanhos segredos283,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
70.pdfContribuições do método autobiográfico para formação interdisciplinar docente280,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
71.pdfTrajetórias de vidas escolares de egressos de licenciaturas na educação a distância em Sergipe260,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
72.pdfAs tessituras biográficas da professoralidade354,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
73.pdfCaminhos e possibilidades na iniciação científica: as contribuições do projeto “Memória Oral da Educação Sergipana”254,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
74.pdfConstrução de um eu: narrativa (auto) biográfica do tornar-se professora236,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
75.pdfEducação na contemporaneidade: experiência docente com o ensino fundamental I, numa escola soteropolitana277,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
76.pdfUm relato de experiência: as primeiras aproximações com a prática docente281,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
77.pdfOs princípios fundantes da formação das professoras de primeiras letras: religiosidade, ética e moral como dispositivos de saberes336,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
78.pdfFormação de professores para educação profissional e as contribuições da gestão do conhecimento293,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
79.pdfContribuições à formação de professores no contexto do programa nacional de educação do campo272,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
80.pdfDilemas da presença do professor de educação física na educação infantil283,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
81.pdf(Entre) olhares sobre a docência universitária: perspectivas, dilemas e reflexões300,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
82.pdfTrajetórias formativas de professores de educação física e suas representações no trato pedagógico com alunos com deficiência282,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
83.pdfA formação de professores e seus reflexos na organização da prática pedagógica no atendimento educacional especializado294,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
84.pdfO manifesto dos pioneiros e a renovação educacional: memórias e narrativas de professores sergipanos245,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
85.pdfA ecologia de saberes docente - narrativas sobre o lugar de habitar e territorialidade305,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
86.pdfUma comparação entre o programa de 1917, a arithmetica elementar de Trajano e os cadernos de arithmetica escolar de Ramon Roca Dordal289,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.