Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9524
Document Type: | Anais completos de Eventos |
Title: | VIII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" - Eixo 18 - Formação de professores. Memórias e narrativas |
Other Titles: | • Adriana Cavalcanti dos Santos - O observatório de leitura como contributo à formação inicial do pedagogo: diálogo entre universidade e escolas públicas • Aizzi Vanja Mota Melo - Educação de jovens e adultos: contribuições da formação inicial na prática docente dos professores de língua portuguesa e de matemática • Akistenia Elza Santos Ferreira - Professores de primeiras letras em Sergipe: por trás dos mapas escolares (1835) • Aline Moura Domingues - A oralidade presente na obra “El Hablador” • Aline Patrícia Sobral dos Santos - Ensino de filosofia: desafios das escolas públicas da 2ª CRE de Alagoas • Amarildo Calabrez - Centralidade do professor pedagogo no contexto do debate acadêmico: formação e prática pedagógica • Ana Carla de Oliveira Santos - Identificando modelos mentais de equilíbrio químico: uma alternativa para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem • Ana Lúcia Santos Souza - As concepções de prática de um grupo de licenciandas em pedagogia • Anderson de Araujo Reis - A consciência em educação ambiental dos alunos de pedagogia nas instituições de ensino superior no município de Aracaju • Andréia Migon Zanella - Formação de professores da educação básica: importância do trabalho coletivo no desenvolvimento de atividades integradas de ensino • Andresso Marques Torres - A formação de professores: os desafios enfrentados por professores iniciantes formados em pedagogia na cidade de Santana Do Ipanema/AL • Anne Emilie Souza de Almeida Cabral - História, memória e identidade: aspectos metodológicos de pesquisa • Antonio Carlos Santos de Lima - Curso de letras a distância do IFAL: uma reflexão sobre o perfil do licenciando e a formação do professor • Assicleide da Silva Brito - Reflexões sobre os saberes docentes e a formação de professores/as de química • Ayza Rafaela Damasceno Ramalho - Relato de uma estagiária: observação de aulas de filosofia no ensino médio • Carlos Guilherme Maciel Regus - Profissionalidade docente: observações de um professor “também” militar • Cindy Cheyllone Gonçalves Alves - Em busca de alternativas para o novo educador • Conceição Maria Alves Sobral - Os saberes profissionais das professoras da educação infantil • Cristiane Teixeira Machado - A importância do estagio supervisionado para a formação docente: relato de uma experiência • Daniela Santos Silva - Reflexões sobre a importância da formação de profissionais atuantes na educação de jovens e adultos • Egeslaine De Nez - Formação continuada para docentes da educação superior: limites e desafios regionais • Elenilda Alves Brandão - Arché, subjetivação e currículo nas dobras da produção de si: como se vem a ser professor de filosofia • Elian Sandra Alves de Araújo - A formação de professores para o ensino de ciências e biologia: uma análise dos projetos das universidades públicas de Alagoas • Eliane Vasconcelos Oliveira - formação de professores • Elias Souza dos Santos - Genaro Plech e Alfeu Menezes: docentes da disciplina canto orfeônico da Escola Normal de Aracaju • Elisangela Christiane de Pinheiro Leite - A utilização da estratégia professor em ação dramática na docência com crianças pequenas • Elisangela Rovaris Nesi - A formação continuada do professor de matemática no PDE- reflexões ideológicas e possibilidades de mudança • Elizete Santos Balbino - Formação continuada e pesquisa-ação: saberes produzidos em sala de aula e suas contribuições para a educação básica e o setor moveleiro do município de Arapiraca – AL • Erica Costa Alves - A importância do estágio supervisionado na prática do ensino em ciências • Givaldo Santos Sena - Debutar na formação de professor/a: eis a questão • Givaldo Santos Sena - A iniciação à docência e suas implicações na formação de professor e professora: “e fui embora pra casa” • Ildo Emmanuel Ribeiro da Silva Santos - Leitura: metodologia de ensino • Inalda Maria Duarte de Freitas - Docentes e discentes aprendem a pesquisar através da metodologia em educação: reflexões e experiências vivenciadas no estágio • Isabela Benevides de Melo - No artesanato da vida os movimentos de professoralização • Isabela Benevides De Melo - Tecendo a professoralidade: as linhas da vida e da escola • Ivana Conceição de Deus Nogueira - Na vida, a gênese da professoralidade • Jefferson dos Santos Ferreira - Prescrições para o ensino de aritmética da escola primária em Sergipe: uma investigação sobre conteúdos, métodos e recursos (1901-1930) • Jefferson Silva Costa - Desvelando a profissão professor: um relato de experiência sobre o estágio supervisionado em ciências e biologia • Jéssica Cravo Santos - A trajetória de formação e de atuação de José Nunes de Vasconcelos em Sergipe (1968 – 1996) • Jislaine Lima da Silva - Estágio supervisionado e a prática pedagógica em geografia: uma abordagem a partir da vivência escolar • Jislaine Lima da Silva - A práxis pedagógica no ensino em geografia: primeiras experiências na formação do docente • João Paulo Gama Oliveira - Traços do cotidiano da formação de professores sergipanos em meados do século XX • Joaquim Francisco Soares Guimarães - A composição da professora Risoneuma Soares Feitosa: biografia construída na educação • José Danilo Santos Cavalcanti de Araujo - O programa de monitoria na formação do futuro docente de geografia: do planejamento à práxis • José Santos de Sá - O ensino de inglês e memórias negativas no aprendizado • Josefa Dielle Nunes Da Silva - De engenheiros a professores do departamento de matemática: uma história da formação e atuação de Albano de Menezes Prado e José Augusto Machado de Almeida • Josiene dos Santos Ferreira - Recuperando as memórias positivas dos bolsistas do PIBID – Letras Inglês da UFS no aprendizado de línguas • Josue Leite dos Santos - Bairro-Escola Rio Vermelho e formação de professores: laboratório experimental em educação integral inovadora • Juliana Lima-Araújo – “Ser professor é...”: sentidos de docência nos discursos de professores universitários aposentados • Kleiton Linhares - Lei 10.639/2003: currículo, aplicabilidade e formação de professores das/nas escolas municipais de Cascavel – PR • Laís Reis Ribeiro - Diversidade cultural e formação docente: reflexões sobre o currículo de um curso de pedagogia em um contexto interétnico • Laura Camila Braz de Almeida - A intertextualidade implícita: leitura e construção discursiva do sentido • Leonaira Morgana da Silva Melo - A experiência na implantação de práticas de ensino das relações étnico-raciais no curso de pedagogia da Universidade Federal de Alagoas • Lilian Alves Moura de Jesus - Centro Social "Paulo VI": um legado educacional • Lilian Lima Pereira - Narrativas do cotidiano nos ciclos de formação humana: vivências docentes no contexto escolar • Lívia Limeira Alves - Experiências de um professor: narrativas e descrições a partir de uma prática intergrada das disciplinas de didática e prática ii e planejamento e projetos pedagógicos • Luciene Costa Santana da Cunha - Formação do professor e sua influência no processo de ensino e de aprendizagem • Maria de Cássia Passos Brandão Gonçalves - A pesquisa como eixo estruturante da formação de professor num continuum de formação tecido entre professores experientes e professores acadêmicos • Maria Emérita Jaqueira Fernandes - Histórias de vida e (auto)biografia : experiências estéticas no campo da formação de professores • Maria Fernanda de Oliveira Souza - O estágio supervisionado na formação continuada da educação a distância • Marinalva Batista dos Santos Neves - Autobiografia como proponente de modificações nos processos de ensino-aprendizagem na educação básica • Marineiva Moro Campos de Oliveira - Programas de formação do alfabetizador: caminho nada suave entre sujeitos e práticas de leitura e escrita • Maura Cristiane Santana Carneiro - Formação de professores: identidade docente e relações interpessoais na escola de educação profissional de nível médio • Maximiano Martins de Meireles - Escritas pedagógicas, formação e prática educativa: a memória no contexto de Tucano-BA • Maximiano Martins de Meireles - O professor em Durkheim e Freire: discursos e identidades docentes • Maximiano Martins de Meireles - João e suas travessias: narrativas de um professor em formação • Monica Lopes Folena Araújo - Vivenciando o referencial freireano na formação de professores de ciências e biologia: experiências do PIBID biologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco • Monique Millet de Lima - Formação e atuação docente: limites e possibilidades • Monique Millet de Lima - Vida de professora: da estagiária que acalma o mar, à professora que guarda tamanhos segredos • Najó Glória dos Santos - Contribuições do método autobiográfico para formação interdisciplinar docente • Paulo Heimar Souto - Trajetórias de vidas escolares de egressos de licenciaturas na educação a distância em Sergipe • Rita de Cássia Santos Côrtes - As tessituras biográficas da professoralidade • Rony Rei do Nascimento Silva - Caminhos e possibilidades na iniciação científica: as contribuições do projeto "Memória Oral da Educação Sergipana" • Roseli Chagas de Santana - Construção de um eu: narrativa (auto) biográfica do tornar-se professora • Roseli Chagas de Santana - Educação na contemporaneidade: experiência docente com o ensino fundamental I, numa escola soteropolitana • Rosemary da Silva Souza - Um relato de experiência: as primeiras aproximações com a prática docente • Rúbia Mara de Sousa Lapa Cunha - Os princípios fundantes da formação das professoras de primeiras letras: religiosidade, ética e moral como dispositivos de saberes • Sidney Leal dos Santos - Formação de professores para educação profissional e as contribuições da gestão do conhecimento • Silvana Souza Peres de Oliveira - Contribuições à formação de professores no contexto do programa nacional de educação do campo • Silvia Cinelli Quaranta - Dilemas da presença do professor de educação física na educação infantil • Simone Miranda Chaves - (Entre) olhares sobre a docência universitária: perspectivas, dilemas e reflexões • Suzana Alves Nogueira - Trajetórias formativas de professores de educação física e suas representações no trato pedagógico com alunos com deficiência • Suzana Alves Nogueira - A formação de professores e seus reflexos na organização da prática pedagógica no atendimento educacional especializado • Tatianacibele Vieira Ramos - O manifesto dos pioneiros e a renovação educacional: memórias e narrativas de professores sergipanos • Wellington Amâncio da Silva - A ecologia de saberes docente - narrativas sobre o lugar de habitar e territorialidade • Wilma Fernandes Rocha - Uma comparação entre o programa de 1917, a arithmetica elementar de Trajano e os cadernos de arithmetica escolar de Ramon Roca Dordal |
Issue Date: | Sep-2014 |
Keywords: | Educação Formação de professores Memória Narrativas |
Sponsorship: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
ISSN: | 1982-3657 |
Is part of: | Anais do VIII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Language: | por |
Publisher / Institution : | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Citation: | COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 8., 2014, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2014. Disponível em: <http://educonse.com.br/viiicoloquio/publicacao_eixos.asp>. Acesso em: 31 out. 2018. |
License: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9524 |
Appears in Collections: | Anais 2014 - VIII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
1.pdf | O observatório de leitura como contributo à formação inicial do pedagogo: diálogo entre universidade e escolas públicas | 294,18 kB | Adobe PDF | View/Open |
2.pdf | Educação de jovens e adultos: contribuições da formação inicial na prática docente dos professores de língua portuguesa e de matemática | 255,69 kB | Adobe PDF | View/Open |
3.pdf | Professores de primeiras letras em Sergipe: por trás dos mapas escolares (1835) | 241,63 kB | Adobe PDF | View/Open |
4.pdf | A oralidade presente na obra “El Hablador” | 302,67 kB | Adobe PDF | View/Open |
5.pdf | Ensino de filosofia: desafios das escolas públicas da 2ª CRE de Alagoas | 369,63 kB | Adobe PDF | View/Open |
6.pdf | Centralidade do professor pedagogo no contexto do debate acadêmico: formação e prática pedagógica | 291,55 kB | Adobe PDF | View/Open |
7.pdf | Identificando modelos mentais de equilíbrio químico: uma alternativa para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem | 336,27 kB | Adobe PDF | View/Open |
8.pdf | As concepções de prática de um grupo de licenciandas em pedagogia | 261,36 kB | Adobe PDF | View/Open |
9.pdf | A consciência em educação ambiental dos alunos de pedagogia nas instituições de ensino superior no município de Aracaju | 259,87 kB | Adobe PDF | View/Open |
10.pdf | Formação de professores da educação básica: importância do trabalho coletivo no desenvolvimento de atividades integradas de ensino | 319,23 kB | Adobe PDF | View/Open |
11.pdf | A formação de professores: os desafios enfrentados por professores iniciantes formados em pedagogia na cidade de Santana Do Ipanema/AL | 237,75 kB | Adobe PDF | View/Open |
12.pdf | História, memória e identidade: aspectos metodológicos de pesquisa | 243,74 kB | Adobe PDF | View/Open |
13.pdf | Curso de letras a distância do IFAL: uma reflexão sobre o perfil do licenciando e a formação do professor | 300,04 kB | Adobe PDF | View/Open |
14.pdf | Reflexões sobre os saberes docentes e a formação de professores/as de química | 274,81 kB | Adobe PDF | View/Open |
15.pdf | Relato de uma estagiária: observação de aulas de filosofia no ensino médio | 231,46 kB | Adobe PDF | View/Open |
16.pdf | Profissionalidade docente: observações de um professor “também” militar | 349,72 kB | Adobe PDF | View/Open |
17.pdf | Em busca de alternativas para o novo educador | 233,25 kB | Adobe PDF | View/Open |
18.pdf | Os saberes profissionais das professoras da educação infantil | 283,71 kB | Adobe PDF | View/Open |
19.pdf | A importância do estagio supervisionado para a formação docente: relato de uma experiência | 217,3 kB | Adobe PDF | View/Open |
20.pdf | Reflexões sobre a importância da formação de profissionais atuantes na educação de jovens e adultos | 220,14 kB | Adobe PDF | View/Open |
21.pdf | Formação continuada para docentes da educação superior: limites e desafios regionais | 339,14 kB | Adobe PDF | View/Open |
22.pdf | Arché, subjetivação e currículo nas dobras da produção de si: como se vem a ser professor de filosofia | 304,64 kB | Adobe PDF | View/Open |
23.pdf | A formação de professores para o ensino de ciências e biologia: uma análise dos projetos das universidades públicas de Alagoas | 354,54 kB | Adobe PDF | View/Open |
24.pdf | Formação de professores | 235,47 kB | Adobe PDF | View/Open |
25.pdf | Genaro Plech e Alfeu Menezes: docentes da disciplina canto orfeônico da Escola Normal de Aracaju | 311,89 kB | Adobe PDF | View/Open |
26.pdf | A utilização da estratégia professor em ação dramática na docência com crianças pequenas | 284,01 kB | Adobe PDF | View/Open |
27.pdf | A formação continuada do professor de matemática no PDE- reflexões ideológicas e possibilidades de mudança | 295,26 kB | Adobe PDF | View/Open |
28.pdf | Formação continuada e pesquisa-ação: saberes produzidos em sala de aula e suas contribuições para a educação básica e o setor moveleiro do município de Arapiraca – AL | 284,54 kB | Adobe PDF | View/Open |
29.pdf | A importância do estágio supervisionado na prática do ensino em ciências | 253,03 kB | Adobe PDF | View/Open |
30.pdf | Debutar na formação de professor/a: eis a questão | 267,11 kB | Adobe PDF | View/Open |
31.pdf | A iniciação à docência e suas implicações na formação de professor e professora: “e fui embora pra casa” | 220,8 kB | Adobe PDF | View/Open |
32.pdf | Leitura: metodologia de ensino | 246,2 kB | Adobe PDF | View/Open |
33.pdf | Docentes e discentes aprendem a pesquisar através da metodologia em educação: reflexões e experiências vivenciadas no estágio | 363,06 kB | Adobe PDF | View/Open |
34.pdf | No artesanato da vida os movimentos de professoralização | 236,77 kB | Adobe PDF | View/Open |
35.pdf | Tecendo a professoralidade: as linhas da vida e da escola | 239,7 kB | Adobe PDF | View/Open |
36.pdf | Na vida, a gênese da professoralidade | 283,39 kB | Adobe PDF | View/Open |
37.pdf | Prescrições para o ensino de aritmética da escola primária em Sergipe: uma investigação sobre conteúdos, métodos e recursos (1901-1930) | 334,71 kB | Adobe PDF | View/Open |
38.pdf | Desvelando a profissão professor: um relato de experiência sobre o estágio supervisionado em ciências e biologia | 306,12 kB | Adobe PDF | View/Open |
39.pdf | A trajetória de formação e de atuação de José Nunes de Vasconcelos em Sergipe (1968 – 1996) | 402,31 kB | Adobe PDF | View/Open |
40.pdf | Estágio supervisionado e a prática pedagógica em geografia: uma abordagem a partir da vivência escolar | 260,24 kB | Adobe PDF | View/Open |
41.pdf | A práxis pedagógica no ensino em geografia: primeiras experiências na formação do docente | 245,05 kB | Adobe PDF | View/Open |
42.pdf | Traços do cotidiano da formação de professores sergipanos em meados do século XX | 295,41 kB | Adobe PDF | View/Open |
43.pdf | A composição da professora Risoneuma Soares Feitosa: biografia construída na educação | 381,32 kB | Adobe PDF | View/Open |
44.pdf | O programa de monitoria na formação do futuro docente de geografia: do planejamento à práxis | 260,49 kB | Adobe PDF | View/Open |
45.pdf | O ensino de inglês e memórias negativas no aprendizado | 254,8 kB | Adobe PDF | View/Open |
46.pdf | De engenheiros a professores do departamento de matemática: uma história da formação e atuação de Albano de Menezes Prado e José Augusto Machado de Almeida | 250,54 kB | Adobe PDF | View/Open |
47.pdf | Recuperando as memórias positivas dos bolsistas do PIBID – Letras Inglês da UFS no aprendizado de línguas | 247,59 kB | Adobe PDF | View/Open |
48.pdf | Bairro-Escola Rio Vermelho e formação de professores: laboratório experimental em educação integral inovadora | 289,79 kB | Adobe PDF | View/Open |
49.pdf | “Ser professor é...”: sentidos de docência nos discursos de professores universitários aposentados | 281,17 kB | Adobe PDF | View/Open |
50.pdf | Lei 10.639/2003: currículo, aplicabilidade e formação de professores das/nas escolas municipais de Cascavel – PR | 271,12 kB | Adobe PDF | View/Open |
51.pdf | Diversidade cultural e formação docente: reflexões sobre o currículo de um curso de pedagogia em um contexto interétnico | 243,07 kB | Adobe PDF | View/Open |
52.pdf | A intertextualidade implícita: leitura e construção discursiva do sentido | 284,11 kB | Adobe PDF | View/Open |
53.pdf | A experiência na implantação de práticas de ensino das relações étnico-raciais no curso de pedagogia da Universidade Federal de Alagoas | 306,61 kB | Adobe PDF | View/Open |
54.pdf | Centro Social "Paulo VI": um legado educacional | 266,91 kB | Adobe PDF | View/Open |
55.pdf | Narrativas do cotidiano nos ciclos de formação humana: vivências docentes no contexto escolar | 259,84 kB | Adobe PDF | View/Open |
56.pdf | Experiências de um professor: narrativas e descrições a partir de uma prática intergrada das disciplinas de didática e prática ii e planejamento e projetos pedagógicos | 210,02 kB | Adobe PDF | View/Open |
57.pdf | Formação do professor e sua influência no processo de ensino e de aprendizagem | 273,01 kB | Adobe PDF | View/Open |
58.pdf | A pesquisa como eixo estruturante da formação de professor num continuum de formação tecido entre professores experientes e professores acadêmicos | 260,18 kB | Adobe PDF | View/Open |
59.pdf | Histórias de vida e (auto)biografia : experiências estéticas no campo da formação de professores | 275,63 kB | Adobe PDF | View/Open |
60.pdf | O estágio supervisionado na formação continuada da educação a distância | 232,44 kB | Adobe PDF | View/Open |
61.pdf | Autobiografia como proponente de modificações nos processos de ensino-aprendizagem na educação básica | 389,16 kB | Adobe PDF | View/Open |
62.pdf | Programas de formação do alfabetizador: caminho nada suave entre sujeitos e práticas de leitura e escrita | 293,12 kB | Adobe PDF | View/Open |
63.pdf | Formação de professores: identidade docente e relações interpessoais na escola de educação profissional de nível médio | 285,86 kB | Adobe PDF | View/Open |
64.pdf | Escritas pedagógicas, formação e prática educativa: a memória no contexto de Tucano-BA | 243,93 kB | Adobe PDF | View/Open |
65.pdf | O professor em Durkheim e Freire: discursos e identidades docentes | 259,85 kB | Adobe PDF | View/Open |
66.pdf | João e suas travessias: narrativas de um professor em formação | 256,37 kB | Adobe PDF | View/Open |
67.pdf | Vivenciando o referencial freireano na formação de professores de ciências e biologia: experiências do PIBID biologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco | 272,27 kB | Adobe PDF | View/Open |
68.pdf | Formação e atuação docente: limites e possibilidades | 225,26 kB | Adobe PDF | View/Open |
69.pdf | Vida de professora: da estagiária que acalma o mar, à professora que guarda tamanhos segredos | 283,57 kB | Adobe PDF | View/Open |
70.pdf | Contribuições do método autobiográfico para formação interdisciplinar docente | 280,87 kB | Adobe PDF | View/Open |
71.pdf | Trajetórias de vidas escolares de egressos de licenciaturas na educação a distância em Sergipe | 260,78 kB | Adobe PDF | View/Open |
72.pdf | As tessituras biográficas da professoralidade | 354,81 kB | Adobe PDF | View/Open |
73.pdf | Caminhos e possibilidades na iniciação científica: as contribuições do projeto “Memória Oral da Educação Sergipana” | 254,15 kB | Adobe PDF | View/Open |
74.pdf | Construção de um eu: narrativa (auto) biográfica do tornar-se professora | 236,6 kB | Adobe PDF | View/Open |
75.pdf | Educação na contemporaneidade: experiência docente com o ensino fundamental I, numa escola soteropolitana | 277,43 kB | Adobe PDF | View/Open |
76.pdf | Um relato de experiência: as primeiras aproximações com a prática docente | 281,74 kB | Adobe PDF | View/Open |
77.pdf | Os princípios fundantes da formação das professoras de primeiras letras: religiosidade, ética e moral como dispositivos de saberes | 336,87 kB | Adobe PDF | View/Open |
78.pdf | Formação de professores para educação profissional e as contribuições da gestão do conhecimento | 293,67 kB | Adobe PDF | View/Open |
79.pdf | Contribuições à formação de professores no contexto do programa nacional de educação do campo | 272,56 kB | Adobe PDF | View/Open |
80.pdf | Dilemas da presença do professor de educação física na educação infantil | 283,14 kB | Adobe PDF | View/Open |
81.pdf | (Entre) olhares sobre a docência universitária: perspectivas, dilemas e reflexões | 300,1 kB | Adobe PDF | View/Open |
82.pdf | Trajetórias formativas de professores de educação física e suas representações no trato pedagógico com alunos com deficiência | 282,41 kB | Adobe PDF | View/Open |
83.pdf | A formação de professores e seus reflexos na organização da prática pedagógica no atendimento educacional especializado | 294,33 kB | Adobe PDF | View/Open |
84.pdf | O manifesto dos pioneiros e a renovação educacional: memórias e narrativas de professores sergipanos | 245,9 kB | Adobe PDF | View/Open |
85.pdf | A ecologia de saberes docente - narrativas sobre o lugar de habitar e territorialidade | 305,1 kB | Adobe PDF | View/Open |
86.pdf | Uma comparação entre o programa de 1917, a arithmetica elementar de Trajano e os cadernos de arithmetica escolar de Ramon Roca Dordal | 289,37 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.