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Document Type: Dissertação
Title: Educação ambiental: uma contribuição a percepção socioambiental através de práticas e saberes pedagógicos
Authors: Souza Neto, Gilmara de
Issue Date: 30-Aug-2018
Advisor: Santos, Genésio José
Resumo : A degradação ambiental tem tomado grandes proporções ao longo da história em função do modelo civilizatório incorporado por grande parte da humanidade. Diante das graves consequências das crises ambientais, solicita-se um olhar profundo e preocupado com os ambientes entrelaçados com as sociedades. Isso posto, este estudo busca analisar a percepção socioambiental dos estudantes do PEMI, apontando para o conhecimento socioambiental local do bairro Porto Dantas em consonância com as dinâmicas ambientais globais. Para tanto, a partir da disciplina eletiva como parte do currículo diversificado coube a proposta de ampliação da discussão em torno da Educação Ambiental e junto com os estudantes, os professores e o grupo do PIBID, revelou-se como terreno fecundo para pensar na educação ambiental calcada em questões culturais, sociais, dialéticas e dialógicas, na medida em que fornece pistas para averiguar a percepção ambiental. A fim de alcançar o objetivo deste estudo, a metodologia deste estudo parte de dois eixos; um teórico qualitativo, calcado na revisão de literatura e outro, descritivo, exploratório e prático, corporificado na elaboração de um produto pedagógico, o e-book. Assim, no percorrer desta pesquisa, apresentam-se as dinâmicas geoambientais do complexo geomorfológico da área em estudo e, ao passo disto, propõe-se ênfase aos métodos e procedimentos pedagógicos para os saberes relacionados às questões socioambientais locais e globais. Ainda a respeito da metodologia firmada, para assentar o alicerce teórico deste estudo, num primeiro momento, oferecem-se noções sobre territorialidade, complexo geomorfológico, crise hídrica, teoria dialética, educação ambiental, dentre outros e, num segundo momento, concentra-se atenção para o exercício de análise que se ocupa em discutir as práticas pedagógicas aplicadas e contextualizadas junto aos estudantes do Programa do Ensino Médio Integral (PEMI), tal como ao diagnóstico da percepção destes estudantes. Sob a égide do que se discute, a pesquisa ergue o debate sobre o professor como formador de opinião, atuando no campo da percepção, bem como a educação ambiental e entraves para a construção de uma sociedade sustentável (numa discussão dialética e dialógica). Dada a premissa, revela-se aqui que a crise ambiental é uma herança social, cultural e política, funcionando como um termômetro para compreender as questões ambientais. O estudo evidenciou a crise e percepção ambiental não somente como uma reflexão sobre o próprio ambiente, crise de recursos ou de gestão, mas como uma crise do saber e social; é enraizada no solo cultural e encontra na educação um caminho oportuno para resoluções e ampliação do saber. Com a necessidade de se pensar neste cenário, pede-se uma abordagem dialética, interdisciplinar e dialógica. Isto é, uma reforma de pensamento que abra espaço para um sujeito protagonista, uma educação transformadora e emancipatória, atuantes na realidade encaminhando-se para o ideal da sustentabilidade e do Bem Viver.
Abstract: Environmental degradation has taken on great proportions throughout history due to the civilization model incorporated by a large part of humanity. In the face of the grave consequences of environmental crises, we ask for a deep and preoccupation with the environment and the social (thinking about local actions for global change). Thus, this study seeks to analyze the socioenvironmental perception of PEMI students about Rio do Sal, pointing to the socio-environmental knowledge of the Coqueiral Community. Therefore, from the elective discipline as part of the diversified curriculum was the proposal to broaden the discussion on Environmental Education and together with the students, teachers and the PIBID group, it proved to be a fertile ground for thinking about environmental education based on cultural, social, dialectical and dialogic issues, insofar as it provides clues to ascertaining environmental perception. In order to achieve the objective of this study, the methodology of this study is based on two axes; a qualitative theorist, based on the literature review and another, descriptive, exploratory and practical, embodied in the elaboration of a pedagogical product, the e-book. Thus, in the course of this research, we present the geo-environmental dynamics of the geomorphological complex of the area under study, and, in turn, we propose an emphasis on pedagogical methods and procedures for the knowledge related to local and global socio-environmental issues. Still on the established methodology, to establish the theoretical foundation of this study, in the first moment, the notion of territoriality, geomorphological complex, water crisis, dialectical knowledge, environmental education and, secondly, attention is focused on the analysis exercise that deals with to discuss the applied pedagogical practices, applied and contextualized with the students of the Programa do Ensino Médio Integral (PEMI), as well as to the diagnosis of the perception of these students. This study, therefore, raises the debate about the teacher as a form of opinion, acting in the field of perception, as well as environmental education and obstacles to the construction of a sustainable society (in a dialectical and dialogic discussion). Given this context, it is revealed here that the environmental crisis is a social, cultural and political inheritance, functioning as a thermometer to understand environmental issues. This study evidenced the crisis and environmental perception not only as a reflection on the environment itself, crisis of resources or management, but as a crisis of knowledge and social; it is rooted in the cultural soil and finds in education an opportune way for resolutions and expansion of knowledge. Considering the need to think about this scenario, a dialectical, interdisciplinary and dialogic approach is fundamental. Finally, a reform of thought that opens space for a protagonist subject, a transformative education and sustainability, acting in reality.
Keywords: Educação ambiental
Degradação ambiental
Formação de professores
Percepção
Território
Práticas pedagógicas
Environmental education
Perception
Pedagogical practices
Subject CNPQ: OUTROS
Language: por
Institution: UFS
Program Affiliation: Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ciências Ambientais
Citation: SOUZA NETO, Gilmara de. Educação ambiental: uma contribuição a percepção socioambiental através de práticas e saberes pedagógicos. 2018. 193 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais)–Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9574
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ciências Ambientais

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