Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9637
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Percepção de alunos da primeira série do ensino médio acerca das mudanças climáticas globais |
Autor(es): | Santos, Maiara Pedral dos |
Data do documento: | 19-Abr-2018 |
Orientador: | Pinto, Alexandre de Siqueira |
Resumo: | Evidências tem apontado para uma relação direta entre o atual cenário das mudanças climáticas globais e a crescente emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) através de fontes antrópicas. Tal relação evidencia a urgente necessidade da formação de cidadãos conscientes dos impactos de suas ações sobre o ambiente. Assim, estes poderão desenvolver uma postura crítica e responsável frente à problemática, passando a atuarem de forma efetiva na mitigação da emissão de GEE através da tomada de decisões cotidianas responsáveis e ambientalmente sustentáveis. O presente trabalho buscou verificar as percepções de 29 alunos da 1ª série do ensino médio de uma escola da rede estadual do município de Aracaju acerca das mudanças climáticas globais e fenômenos relacionados. A escola, internet e televisão consistem nos principais meios através dos quais os alunos obtém informação a respeito da temática. Apesar do amplo acesso à informação a maioria dos alunos acredita que suas ações não contribuem para o cenário das mudanças climáticas globais, o que evidencia uma dificuldade por parte destes em visualizarem as relações existentes entre suas práticas cotidianas e a emissão de GEE. Esse levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos mostra aspectos que carecem ser trabalhados com maior atenção através da educação ambiental nos campos formal e não-formal. Uma alternativa para que as informações às quais os alunos tem acesso possam auxiliar na construção de uma aprendizagem significativa é o uso de Mapas Conceituais (MCs). Estes mostraram-se uma ferramenta eficiente tanto para avaliação, ajudando a detectar equívocos conceituais existentes na estrutura cognitiva dos alunos, como para a construção de um novo conhecimento. A partir dos conhecimentos prévios foi possível pensar em alternativas para a correção de concepções errôneas de modo a facilitar o processo de ensino e aprendizagem |
Palavras-chave: | Biologia Ensino de biologia Aquecimento global Aprendizagem significativa Efeito estufa Mapas conceituais Mudanças climáticas Clima |
área CNPQ: | CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA APLICADA |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Departamento: | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial |
Citação: | Santos, Maiara Pedral dos. Percepção de alunos da primeira série do ensino médio acerca das mudanças climáticas globais. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018 |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9637 |
Aparece nas coleções: | Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maiara_Pedral_Santos.pdf | 1,38 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.