Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9637
Tipo de Documento: Monografia
Título: Percepção de alunos da primeira série do ensino médio acerca das mudanças climáticas globais
Autor(es): Santos, Maiara Pedral dos
Data do documento: 19-Abr-2018
Orientador: Pinto, Alexandre de Siqueira
Resumo: Evidências tem apontado para uma relação direta entre o atual cenário das mudanças climáticas globais e a crescente emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) através de fontes antrópicas. Tal relação evidencia a urgente necessidade da formação de cidadãos conscientes dos impactos de suas ações sobre o ambiente. Assim, estes poderão desenvolver uma postura crítica e responsável frente à problemática, passando a atuarem de forma efetiva na mitigação da emissão de GEE através da tomada de decisões cotidianas responsáveis e ambientalmente sustentáveis. O presente trabalho buscou verificar as percepções de 29 alunos da 1ª série do ensino médio de uma escola da rede estadual do município de Aracaju acerca das mudanças climáticas globais e fenômenos relacionados. A escola, internet e televisão consistem nos principais meios através dos quais os alunos obtém informação a respeito da temática. Apesar do amplo acesso à informação a maioria dos alunos acredita que suas ações não contribuem para o cenário das mudanças climáticas globais, o que evidencia uma dificuldade por parte destes em visualizarem as relações existentes entre suas práticas cotidianas e a emissão de GEE. Esse levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos mostra aspectos que carecem ser trabalhados com maior atenção através da educação ambiental nos campos formal e não-formal. Uma alternativa para que as informações às quais os alunos tem acesso possam auxiliar na construção de uma aprendizagem significativa é o uso de Mapas Conceituais (MCs). Estes mostraram-se uma ferramenta eficiente tanto para avaliação, ajudando a detectar equívocos conceituais existentes na estrutura cognitiva dos alunos, como para a construção de um novo conhecimento. A partir dos conhecimentos prévios foi possível pensar em alternativas para a correção de concepções errôneas de modo a facilitar o processo de ensino e aprendizagem
Palavras-chave: Biologia
Ensino de biologia
Aquecimento global
Aprendizagem significativa
Efeito estufa
Mapas conceituais
Mudanças climáticas
Clima
área CNPQ: CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA APLICADA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial
Citação: Santos, Maiara Pedral dos. Percepção de alunos da primeira série do ensino médio acerca das mudanças climáticas globais. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9637
Aparece nas coleções:Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maiara_Pedral_Santos.pdf1,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.