Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9639
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Pessoas com deficiências : análise de leis brasileiras quanto às questões envolvendo o ensino de ciências, saúde e atividade física |
Autor(es): | Souza, Ruth Marilha Pequeno de |
Data do documento: | 12-Abr-2018 |
Orientador: | Marçal, Anderson Carlos |
Resumo: | A educação de pessoas com deficiências passou por diversos ajustes ao longo da história, desde a exclusão em que não tinham o direito a ingressarem nas escolas, seguido da segregação onde eram inseridos em escolas somente destinadas a alunos com deficiência. Atualmente, em determinadas instituições os alunos são tratados de forma igualitária e matriculadas em escolas de regular. O presente trabalho busca evidenciar os principais fundamentos e características da Educação Inclusiva, fazendo um breve relato sobre o seu histórico, desde o seu surgimento até os dias atuais, e mostrando a sua importância para a educação e para a sociedade. A presente pesquisa objetivou evidenciar como a Educação Inclusiva vem sendo desenvolvida nos dispositivos legais, como também a qualidade de vida das pessoas com deficiência, desde a igualdade, acessibilidade, lazer como também a garantia do seu desenvolvimento intelectual e social. O presente trabalho tem caráter exploratório-descritivo, contendo uma revisão bibliográfica sobre os diversos temas que tange a educação inclusiva, como também detalha as deficiências que são evidenciadas com mais frequências na Universidade Federal de Sergipe |
Abstract: | The education of people with disabilities has undergone several adjustments throughout history, since the exclusion in which they did not have the right to enter into schools, followed by the segregation where they were inserted in schools only destined to students with disabilities. Currently, the students are treated in a egalitarian way and enrolled in regular schools in some institutions. The present work seeks to highlight the main foundations and characteristics of Inclusive Education, giving a brief account of its history, from its inception to the present day, and showing its importance for education and for society. This research aimed to highlight how Inclusive Education has been developed in legal provisions, as well as the quality of people’s life with disabilities, from equality, accessibility, leisure as well as the guarantee of their intellectual and social development. The present work has an exploratory-descriptive character, containing a bibliographical review on the various topics that deal with inclusive education, as well as details the deficiencies that are evidenced with more frequencies at the Universidade Federal de Sergipe |
Palavras-chave: | Biologia Ensino de biologia Educação Inclusão Deficiência Qualidade de vida Education Inclusion Deficiency Quality of life |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Departamento: | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial |
Citação: | Souza, Ruth Marilha Pequeno de. Pessoas com deficiências : análise de leis brasileiras quanto às questões envolvendo o ensino de Ciências, Saúde e atividade física. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018 |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9639 |
Aparece nas coleções: | Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ruth_Marilha_Pequeno_Souza.pdf | 331,95 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.