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dc.contributor.authorDias, Josué Conceição-
dc.date.accessioned2018-11-12T13:21:38Z-
dc.date.available2018-11-12T13:21:38Z-
dc.date.issued2018-03-26-
dc.identifier.citationDias, Josué Conceição. Concepções de professores de Ciências e Biologia sobre educação inclusiva de escolas públicas da cidade de Umbaúba – SE. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9641-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectEnsino de biologiapor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectProfessores de Ciências e Biologiapor
dc.subjectUmbaúba (SE)por
dc.subjectSergipe (SE)por
dc.subjectEscolas públicaspor
dc.titleConcepções de professores de ciências e biologia sobre educação inclusiva de escolas públicas da cidade de Umbaúba – SEpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Rosa, Isabela Santos Correia-
dc.description.resumoA Educação Inclusiva representa a principal forma de combate as exclusões e desigualdades, tanto no âmbito educacional como social, e isso ocorre por meio de políticas públicas que visa garantir a todas as pessoas com deficiência quebra de barreiras e a oportunidade de desfrutar de uma educação de qualidade com igualdade. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem sua importância em compreender a concepção de professores de Ciências e Biologia, de escolas públicas da cidade de Umbaúba – (SE), quanto à implementação das políticas públicas de Educação Inclusiva nas escolas em que atuam, para bem acolher estudantes com deficiência. O estudo realizado apresenta uma abordagem qualitativa. Para tanto, foi aplicado um questionário com 18 professores da rede municipal e estadual do município de Umbaúba – (SE). O referido questionário passou por um processo de validação com seis pesquisadoras da área, a fim de promover melhorias no mesmo. De acordo com as respostas obtidas, através das concepções dos educadores, as escolas em que os mesmos lecionam precisam de significativos investimentos para fazer valer o que as políticas públicas de Educação Inclusiva propõem. Segundo a opinião da maioria dos docentes, os estabelecimentos de ensino em que trabalham precisam oferecer estrutura física adequada, acessibilidade, recursos didáticos, formação continuada, equipamentos mobiliários e salas de Atendimento Educacional Especializado que atendam as especificidades de cada aluno. Em suma, para que haja a concretização de uma Educação Inclusiva que de fato elimine os atos de exclusões e barreiras que são impostas aos alunos com deficiência, se faz necessário que além de fazer valer as leis e documentos criados com esse objetivo, haja comprometimento com a educação e união entre todos os profissionais que fazem parte da comunidade escolar, envolvendo todos os alunos assim como seus paispt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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