Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9645
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Mariana Felix | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-12T13:30:33Z | - |
dc.date.available | 2018-11-12T13:30:33Z | - |
dc.date.issued | 2018-10-25 | - |
dc.identifier.citation | Santos, Mariana Felix. A importância da bioética no ensino de Ciências e Biologia para professores (as) e alunos (as) do ensino médio de uma escola estadual de Aracaju-SE. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9645 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Biologia | por |
dc.subject | Ensino de biologia | por |
dc.subject | Bioética | por |
dc.subject | Ciência e tecnologia | por |
dc.subject | Ensino híbrido | por |
dc.subject | Aracaju (SE) | por |
dc.subject | Sergipe (SE) | por |
dc.subject | Ensino médio em Aracaju (SE) | por |
dc.title | A importância da bioética no ensino de Ciências e Biologia para professores (as) e alunos (as) do ensino médio de uma escola estadual de Aracaju-SE | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Moreira, Sinara Maria | - |
dc.description.resumo | Com o crescente avanço de áreas da saúde como a Genética, a Biologia Molecular e tecnologias de manipulação dos seres vivos, já não é suficiente pensar a respeito do que é possível com a ciência, mas também refletir sobre o que é eticamente aceitável ou não. Tais preocupações fazem parte do campo da Bioética. Nesse viés, é necessário o debate ético sobre as diferentes implicações científicas através da problematização e análise crítica em sala de aula, visando à formação integral dos (as) sujeitos e seu papel na sociedade. A Bioética permite o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento e a reflexão ética quanto ao avanço científico. Metodologias ativas por sua vez, permitem a personalização do ensino, centralizando o sujeito no centro da aprendizagem para que esse construa o conhecimento com autonomia. Esta pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa objetivou investigar as concepções de professores (as) e alunos (as) da 3ª série do ensino médio de uma escola estadual de Aracaju/SE, a respeito do papel da Bioética no ensino de Ciências e Biologia, a partir do uso de metodologias ativas. Em um primeiro momento foi aplicado um questionário para os (as) discentes em duas turmas da 3ª série do ensino médio e logo após foi dada a aplicação de um questionário para o (a) professor (a) que ministra as aulas de Biologia nessas turmas. O segundo momento contemplou a aplicação do modelo híbrido de Rotação por estações com quatro propostas desenvolvidas com recursos on-line e off-line que foram analisadas pelos (as) discentes organizados em grupos. Os resultados obtidos evidenciam que tanto o (a) professor (a) quanto os (as) alunos (as) consideram importante o papel da ética para orientar o desenvolvimento responsável da humanidade e convívio em sociedade. A aplicação do modelo de Rotação por Estações demonstrou a importância do trabalho em grupo e da problematização para o aprimoramento de habilidades como a escrita, a leitura, o diálogo e a capacidade de argumentação para tomada de decisões coletivas entre os indivíduos, fatores que são essenciais na formação básica dos (as) estudantes e para o exercício crítico da cidadania | pt_BR |
dc.publisher.department | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mariana_Felix_Santos.pdf | 1,68 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.