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dc.contributor.authorSantos, Mariana Felix-
dc.date.accessioned2018-11-12T13:30:33Z-
dc.date.available2018-11-12T13:30:33Z-
dc.date.issued2018-10-25-
dc.identifier.citationSantos, Mariana Felix. A importância da bioética no ensino de Ciências e Biologia para professores (as) e alunos (as) do ensino médio de uma escola estadual de Aracaju-SE. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9645-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectEnsino de biologiapor
dc.subjectBioéticapor
dc.subjectCiência e tecnologiapor
dc.subjectEnsino híbridopor
dc.subjectAracaju (SE)por
dc.subjectSergipe (SE)por
dc.subjectEnsino médio em Aracaju (SE)por
dc.titleA importância da bioética no ensino de Ciências e Biologia para professores (as) e alunos (as) do ensino médio de uma escola estadual de Aracaju-SEpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Moreira, Sinara Maria-
dc.description.resumoCom o crescente avanço de áreas da saúde como a Genética, a Biologia Molecular e tecnologias de manipulação dos seres vivos, já não é suficiente pensar a respeito do que é possível com a ciência, mas também refletir sobre o que é eticamente aceitável ou não. Tais preocupações fazem parte do campo da Bioética. Nesse viés, é necessário o debate ético sobre as diferentes implicações científicas através da problematização e análise crítica em sala de aula, visando à formação integral dos (as) sujeitos e seu papel na sociedade. A Bioética permite o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento e a reflexão ética quanto ao avanço científico. Metodologias ativas por sua vez, permitem a personalização do ensino, centralizando o sujeito no centro da aprendizagem para que esse construa o conhecimento com autonomia. Esta pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa objetivou investigar as concepções de professores (as) e alunos (as) da 3ª série do ensino médio de uma escola estadual de Aracaju/SE, a respeito do papel da Bioética no ensino de Ciências e Biologia, a partir do uso de metodologias ativas. Em um primeiro momento foi aplicado um questionário para os (as) discentes em duas turmas da 3ª série do ensino médio e logo após foi dada a aplicação de um questionário para o (a) professor (a) que ministra as aulas de Biologia nessas turmas. O segundo momento contemplou a aplicação do modelo híbrido de Rotação por estações com quatro propostas desenvolvidas com recursos on-line e off-line que foram analisadas pelos (as) discentes organizados em grupos. Os resultados obtidos evidenciam que tanto o (a) professor (a) quanto os (as) alunos (as) consideram importante o papel da ética para orientar o desenvolvimento responsável da humanidade e convívio em sociedade. A aplicação do modelo de Rotação por Estações demonstrou a importância do trabalho em grupo e da problematização para o aprimoramento de habilidades como a escrita, a leitura, o diálogo e a capacidade de argumentação para tomada de decisões coletivas entre os indivíduos, fatores que são essenciais na formação básica dos (as) estudantes e para o exercício crítico da cidadaniapt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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