Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9650
Document Type: Monografia
Title: As relações CTS (Ciência – Tecnologia – Sociedade) e sua abordagem no ensino de Ciências e Biologia na perspectiva de professores em formação inicial
Authors: Feistauer, Carla Pollyana Rocha
Issue Date: 4-Sep-2018
Advisor: Rosa, Isabela Santos Correia
Resumo : O presente trabalho teve como objetivo compreender como licenciandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe (UFS), significam as relações CTS e sua abordagem no ensino de Ciências e de Biologia. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa compreensiva, de natureza qualitativa e foi realizado com um grupo de 27 licenciandos das turmas da disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino de Biologia IV, no período 2017/2. Para a coleta de dados foi realizada a aplicação de um questionário individual, estruturado em duas partes, ambas compostas por seis questões, todas objetivas, onde buscou-se ter uma relação adequada entre as concepções CTS dos licenciandos e como eles perspectivam integrar o enfoque CTS na prática pedagógica futura. As respostas obtidas dos participantes foram analisadas e categorizadas na perspectiva da análise de conteúdo proposta por Bardin (2009) que inclui a pré-análise, a exploração do material e o tratamento dos resultados: inferência e interpretação. Os resultados da pesquisa indicam que a maioria dos licenciandos que participou da pesquisa, apresenta concepções plausíveis, em quase todos os temas discutidos sobre as concepções CTS. Contudo, essas concepções não parecem refletir na futura prática pedagógica dos mesmos, uma vez que a maioria apresentou resultados adequados quanto a abordagem CTS
Abstract: The present work had the objective to understand how graduating of the course of Biological Sciences of the Federal University of Sergipe - FUS, mean the STS relations and its approach in the teaching of Sciences and Biology. The study was characterized as a comprehensive research of a qualitative nature and was carried out with a group of twenty-seven students from the classes of Supervised Internship in Teaching Biology IV, in the period 2017/2. For the data collection, an individual questionnaire was applied, structured in two parts, both of which were composed of six questions, all of which were objective, aiming to have an adequate relation between the STS conceptions of the trainees and how they envisaged the STS approach in the pedagogical practice. The responses obtained from the participating students were analyzed and categorized from the perspective of the content analysis proposed by Bardin (2009), which included pre-analysis, material exploration and treatment of results: inference and interpretation. The results of the research indicate that most of the teachers who participated in the research presented plausible conceptions in almost all the topics discussed about the STS conceptions. However, these conceptions do not seem to reflect in their future pedagogical practice, since the majority presented adequate results regarding the STS approach
Keywords: Biologia
Ensino de biologia
Professores
Ciência biológicas
Ensino fundamental
Sociedade
Graduating
Science
Technology
Society
Subject CNPQ: CIENCIAS BIOLOGICAS
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Department: DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial
Citation: Feistauer, Carla Pollyana Rocha. As relações CTS (Ciência – Tecnologia – Sociedade) e sua abordagem no ensino de Ciências e Biologia na perspectiva de professores em formação inicial. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9650
Appears in Collections:Biologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carla_Pollyana_Rocha_Feistauer.pdf861,93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.