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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Talita Santos-
dc.date.accessioned2018-11-12T13:54:38Z-
dc.date.available2018-11-12T13:54:38Z-
dc.date.issued2018-10-22-
dc.identifier.citationSilva, Talita Santos. Habilidades socioeducativas de alunos com deficiência : estudo de caso das dificuldades vivenciadas por alunos e gestores no âmbito escolar. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9653-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectEnsino de biologiapor
dc.subjectAcessibilidadepor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectInclusão socialpor
dc.titleHabilidades socioeducativas de alunos com deficiência : estudo de caso das dificuldades vivenciadas por alunos e gestores no âmbito escolarpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Moreira, Sinara Maria-
dc.description.resumoRetratar e discutir a inclusão da forma que ela ocorre é desafiador esse processo, ainda mais nos dias atuais, temos conhecimento do quanto o debate inclusivo é difícil e exige uma participação ativa de todos os profissionais da educação, familiares e todos os outros estudantes. Durante esse processo, devemos levar em consideração todo aspecto histórico, lutas e direitos para que a escola seja inclusiva e acessível para os alunos, como espaço social e educacional para garantir permanência e aprendizado para todos. Com isso, o trabalho objetivou verificar as dificuldades enfrentadas pelos professores, gestores e alunos com deficiência, em relação à socialização no ambiente escolar e na aprendizagem, e como isso auxiliaria na socialização e adaptação dos materiais de uma Escola Estadual, no município de Aracaju-SE. O trabalho foi realizado em um Colégio Estadual localizado em Aracaju/SE, como metodologia para a o desenvolvimento do mesmo, foi dividido em duas etapas, na qual a primeira consistiu em cinco observação sistêmica de cada turma e aplicações de questionários para professores, alunos e para o corpo gestor e a segunda etapa a aplicação do questionário. Com isso, foi observado que o processo de ensino e aprendizagem durante o processo de inclusão vem ocorrendo, mas, é necessário que todos participem ativamente desse processo. Além disso, dificuldades durante o caminho surgirão, mas, que com persistência e luta a educação floresce em diversos aspectos. Portanto, atualmente no processo de inclusão não é vista a deficiência e sim as potencialidades dos discentes e nessa perspectiva inclusiva, são moldados a nossa cultura e o nosso olhar em relação às pessoas com deficiênciapt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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