Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9653
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Talita Santos | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-12T13:54:38Z | - |
dc.date.available | 2018-11-12T13:54:38Z | - |
dc.date.issued | 2018-10-22 | - |
dc.identifier.citation | Silva, Talita Santos. Habilidades socioeducativas de alunos com deficiência : estudo de caso das dificuldades vivenciadas por alunos e gestores no âmbito escolar. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9653 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Biologia | por |
dc.subject | Ensino de biologia | por |
dc.subject | Acessibilidade | por |
dc.subject | Educação inclusiva | por |
dc.subject | Inclusão social | por |
dc.title | Habilidades socioeducativas de alunos com deficiência : estudo de caso das dificuldades vivenciadas por alunos e gestores no âmbito escolar | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Moreira, Sinara Maria | - |
dc.description.resumo | Retratar e discutir a inclusão da forma que ela ocorre é desafiador esse processo, ainda mais nos dias atuais, temos conhecimento do quanto o debate inclusivo é difícil e exige uma participação ativa de todos os profissionais da educação, familiares e todos os outros estudantes. Durante esse processo, devemos levar em consideração todo aspecto histórico, lutas e direitos para que a escola seja inclusiva e acessível para os alunos, como espaço social e educacional para garantir permanência e aprendizado para todos. Com isso, o trabalho objetivou verificar as dificuldades enfrentadas pelos professores, gestores e alunos com deficiência, em relação à socialização no ambiente escolar e na aprendizagem, e como isso auxiliaria na socialização e adaptação dos materiais de uma Escola Estadual, no município de Aracaju-SE. O trabalho foi realizado em um Colégio Estadual localizado em Aracaju/SE, como metodologia para a o desenvolvimento do mesmo, foi dividido em duas etapas, na qual a primeira consistiu em cinco observação sistêmica de cada turma e aplicações de questionários para professores, alunos e para o corpo gestor e a segunda etapa a aplicação do questionário. Com isso, foi observado que o processo de ensino e aprendizagem durante o processo de inclusão vem ocorrendo, mas, é necessário que todos participem ativamente desse processo. Além disso, dificuldades durante o caminho surgirão, mas, que com persistência e luta a educação floresce em diversos aspectos. Portanto, atualmente no processo de inclusão não é vista a deficiência e sim as potencialidades dos discentes e nessa perspectiva inclusiva, são moldados a nossa cultura e o nosso olhar em relação às pessoas com deficiência | pt_BR |
dc.publisher.department | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Talita_Santos_Silva.pdf | 1,57 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.