Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9653
Tipo de Documento: Monografia
Título: Habilidades socioeducativas de alunos com deficiência : estudo de caso das dificuldades vivenciadas por alunos e gestores no âmbito escolar
Autor(es): Silva, Talita Santos
Data do documento: 22-Out-2018
Orientador: Moreira, Sinara Maria
Resumo: Retratar e discutir a inclusão da forma que ela ocorre é desafiador esse processo, ainda mais nos dias atuais, temos conhecimento do quanto o debate inclusivo é difícil e exige uma participação ativa de todos os profissionais da educação, familiares e todos os outros estudantes. Durante esse processo, devemos levar em consideração todo aspecto histórico, lutas e direitos para que a escola seja inclusiva e acessível para os alunos, como espaço social e educacional para garantir permanência e aprendizado para todos. Com isso, o trabalho objetivou verificar as dificuldades enfrentadas pelos professores, gestores e alunos com deficiência, em relação à socialização no ambiente escolar e na aprendizagem, e como isso auxiliaria na socialização e adaptação dos materiais de uma Escola Estadual, no município de Aracaju-SE. O trabalho foi realizado em um Colégio Estadual localizado em Aracaju/SE, como metodologia para a o desenvolvimento do mesmo, foi dividido em duas etapas, na qual a primeira consistiu em cinco observação sistêmica de cada turma e aplicações de questionários para professores, alunos e para o corpo gestor e a segunda etapa a aplicação do questionário. Com isso, foi observado que o processo de ensino e aprendizagem durante o processo de inclusão vem ocorrendo, mas, é necessário que todos participem ativamente desse processo. Além disso, dificuldades durante o caminho surgirão, mas, que com persistência e luta a educação floresce em diversos aspectos. Portanto, atualmente no processo de inclusão não é vista a deficiência e sim as potencialidades dos discentes e nessa perspectiva inclusiva, são moldados a nossa cultura e o nosso olhar em relação às pessoas com deficiência
Palavras-chave: Biologia
Ensino de biologia
Acessibilidade
Educação inclusiva
Inclusão social
área CNPQ: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial
Citação: Silva, Talita Santos. Habilidades socioeducativas de alunos com deficiência : estudo de caso das dificuldades vivenciadas por alunos e gestores no âmbito escolar. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9653
Aparece nas coleções:Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Talita_Santos_Silva.pdf1,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.