Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9778
Tipo de Documento: Monografia
Título : Concepções e práticas de educação ambiental em um centro de excelência de Aracaju, Sergipe
Autor : Ramos, Gardênia Carla Silva
Fecha de publicación : 7-dic-2017
Director(a): Santos, Sindiany Suelen Caduda dos
Resumen: A Educação Ambiental permitiu busca o desenvolvimento de valores, comportamentos e adquirir conhecimento, que faz com que ele possa tomar decisões responsáveis em relação ao meio ambiente. Este trabalho objetiva identificar as concepções, interdicisplinaridade e práticas em Educação Ambiental dos professores e gestores em um centro de excelência de Aracaju. A problemática delineada neste trabalho foi: quais as concepções de meio ambiente e práticas de educação ambiental, aplicadas pelos professores e gestores do ensino médio (1º à 3º série) de um Centro de Excelência de Aracaju? Para poder resolver a problemática deste trabalho, a pesquisa é de abordagem quali-quantitativa, e foi realizada por meio das técnicas de observação indireta, questionário aberto com os professores e entrevistas semiestruturadas com os gestores. Para análise das concepções dos professores e gestores as respostas foram divididas nas seguintes categorias: concepção de meio ambiente; práticas na educação ambiental e interdisciplinaridade. Os resultados indicam que há uma predominância na concepção antropocêntrica principalmente no relato dos gestores. Nas práticas pedagógicas utilizadas não existe uma inserção de proposta de educação ambiental consistente e comprometida com uma educação escolar sustentável. A educação ambiental não é tratada de forma interdisciplinar, como mostra a maioria dos relatos, que retomam a educação ambiental para a matérias de biologia e afins. Os professores mostraram interesse em participar de cursos preparatório em educação ambiental por terem tido uma formação deficitária em questão de trabalhar o Meio Ambiente
Palabras clave : Biologia
Ensino de biologia
Meio ambiente
Formação ambiental
Aracaju (SE)
Área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial
Citación : Ramos, Gardênia Carla Silva. Concepções e práticas de educação ambiental em um centro de excelência de Aracaju, Sergipe. São Cristóvão, SE, 2017. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2017
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9778
Aparece en las colecciones: Biologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Gardênia_Carla_Silva_Ramos.pdf1,36 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.