Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9778
Tipo de Documento: Monografia
Título: Concepções e práticas de educação ambiental em um centro de excelência de Aracaju, Sergipe
Autor(es): Ramos, Gardênia Carla Silva
Data do documento: 7-Dez-2017
Orientador: Santos, Sindiany Suelen Caduda dos
Resumo: A Educação Ambiental permitiu busca o desenvolvimento de valores, comportamentos e adquirir conhecimento, que faz com que ele possa tomar decisões responsáveis em relação ao meio ambiente. Este trabalho objetiva identificar as concepções, interdicisplinaridade e práticas em Educação Ambiental dos professores e gestores em um centro de excelência de Aracaju. A problemática delineada neste trabalho foi: quais as concepções de meio ambiente e práticas de educação ambiental, aplicadas pelos professores e gestores do ensino médio (1º à 3º série) de um Centro de Excelência de Aracaju? Para poder resolver a problemática deste trabalho, a pesquisa é de abordagem quali-quantitativa, e foi realizada por meio das técnicas de observação indireta, questionário aberto com os professores e entrevistas semiestruturadas com os gestores. Para análise das concepções dos professores e gestores as respostas foram divididas nas seguintes categorias: concepção de meio ambiente; práticas na educação ambiental e interdisciplinaridade. Os resultados indicam que há uma predominância na concepção antropocêntrica principalmente no relato dos gestores. Nas práticas pedagógicas utilizadas não existe uma inserção de proposta de educação ambiental consistente e comprometida com uma educação escolar sustentável. A educação ambiental não é tratada de forma interdisciplinar, como mostra a maioria dos relatos, que retomam a educação ambiental para a matérias de biologia e afins. Os professores mostraram interesse em participar de cursos preparatório em educação ambiental por terem tido uma formação deficitária em questão de trabalhar o Meio Ambiente
Palavras-chave: Biologia
Ensino de biologia
Meio ambiente
Formação ambiental
Aracaju (SE)
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial
Citação: Ramos, Gardênia Carla Silva. Concepções e práticas de educação ambiental em um centro de excelência de Aracaju, Sergipe. São Cristóvão, SE, 2017. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2017
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9778
Aparece nas coleções:Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gardênia_Carla_Silva_Ramos.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.