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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9886
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Santos, Grasiella da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-27T12:33:22Z | - |
dc.date.available | 2018-11-27T12:33:22Z | - |
dc.date.issued | 2017-11-17 | - |
dc.identifier.citation | Santos, Grasiella da Silva. Confecção e avaliação de modelos didáticos de invertebrados do Filo Annelida (Classe Polychaeta e Subclasse Oligochaeta) : uma proposta didática para alunos com deficiência visual no ensino Ciências e Biologia. São Cristóvão, SE, 2017. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9886 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Biologia | por |
dc.subject | Ensino de biologia | por |
dc.subject | Baixa visão | por |
dc.subject | Cegueira | por |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | por |
dc.subject | Prática pedagógica inclusiva | por |
dc.subject | Percepção tátil | por |
dc.subject | Educação inclusiva | por |
dc.subject | Deficiência visual | por |
dc.title | Confecção e avaliação de modelos didáticos de invertebrados do Filo Annelida (Classe Polychaeta e Subclasse Oligochaeta) : uma proposta didática para alunos com deficiência visual no ensino ciências e biologia | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Moreira, Sinara Maria | - |
dc.description.resumo | O processo de ensino e aprendizagem de Ciências e Biologia para alunos com deficiência visual, apresenta obstáculos que devem ser superados mediante a adoção de práticas pedagógicas inclusivas que facilitem o acesso à informação do conteúdo apresentado nas salas de aula. Assim, o presente trabalho visa avaliar os modelos didáticos de invertebrados do Filo Annelida (Polychaeta e Oligochaeta) com o intuito de auxiliar às aulas de Ciências e Biologia ministradas aos alunos com deficiência visual. Foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa e de cunho descritivo por meio de questionários, aplicados oralmente aos alunos com deficiência visual, e observações assistemáticas, realizadas durante a aplicação dos modelos didáticos. Participaram da pesquisa alunos com cegueira ou baixa visão da instituição CAP-DV e do curso de Ciências Biológicas da UFS, com faixa etária de 25–40 anos. Os resultados indicaram que os modelos didáticos facilitam a compreensão do estudo de estruturas presentes nos invertebrados, que necessitam de uso de ferramentas ópticas (imagens, microscópios, lupa), inadequadas para o ensino de alunos com cegueira ou baixa visão, uma vez que não conseguem utilizar esses aparelhos. Conclui-se que os modelos didáticos de Invertebrados confeccionados para pessoas com deficiência visual, facilitam o processo de ensino e aprendizagem de alunos com cegueira ou baixa visão, além de estimular o interesse do aluno pela disciplina. Para isso, faz necessário conduzir os alunos pelas estruturas, acompanhada de breve descrição de sua função e importância, a fim de que haja a aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.publisher.department | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Biologia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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